Economia está se reequilibrando e inflação, convergindo, diz ministro da Fazenda

Durante evento da Câmara Americana de Comércio (Amcham), nesta sexta, Levy garantiu que as medidas de ajuste fiscal já têm impacto na economia brasileira

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou, durante evento da Câmara Americana de Comércio (Amcham), nesta sexta-feira (14), que a inflação do país já está convergindo à meta e que a economia está se reequilibrando.

“Os principais riscos que existiam no início do ano retrocederam. Se os riscos daquela época não foram completamente eliminados eles foram reduzidos. Havia crescente déficit nas contas externas e a balança começou a ter superávit. Investir no Brasil voltou a ser atraente. Vemos grandes investimentos imobiliários e uma recuperação no setor externo absolutamente fundamental”, explicou.

Durante o evento, o ministro garantiu que o ajuste fiscal está em funcionamento e, com isso, a economia está se ajusta à nova realidade internacional. Levy disse ainda que o país deve retomar o crescimento e a criação de emprego e voltou a ressaltar a importância de uma agenda legislativa que coopere com o governo.

O ministro da Fazenda explicou que as reformas no ICMS e no PIS-Cofins propostas pelo governo vão “simplificar dramaticamente” a vida das empresas e criar oportunidades de empregos. “Como o ajuste está avançando em inúmeras áreas, o Brasil vai começar a entrar, novamente, na área de crescimento”, afirmou.

Petrobras – Para Levy, a maior empresa do país criou soluções transparentes para ajustar o que fosse necessário com a redução de inúmeras situações que haviam causado fragilidade a empresa. “O preço do petróleo caiu pela metade e a Petrobras está encontrando caminhos para ser uma empresa mais ágil e focada em seu mercado-chave”, disse.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Artigo: Defesa do teto contém falácias e omissões Artigos
O Brasil de Bolsonaro: queda do PIB em um ano chega a 14,24% Bolsonaro

Mais notícias

PT Cast