Éden Valadares: “Lula reconectou Brasil ao mundo e BA vive novo ciclo com Jerônimo”

Em entrevista à TvPT, presidente do PT no Estado faz balanço positivo do primeiro ano do governo Lula e traça cenário de vitórias nas eleições municipais de 2024

Divulgação

“O Brasil é um grande transatlântico e o presidente Lula é o nosso timoneiro, trazendo de volta o país para o caminho da prosperidade, desenvolvimento, estabilidade política e gerando oportunidades”, diz Éden Valadares

O presidente do Diretório Estadual do PT da Bahia, Éden Valadares, deu uma entrevista à TvPT para falar sobre o aniversário de 44 anos do PT, comemorado neste sábado, dia 10, e fazer o balanço do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e das conquistas do PT para a população da Bahia, afinal, é a quinta vez consecutiva que o partido vence as eleições no Estado.

Éden disse que o PT e a militância passaram por um difícil processo até conseguir eleger Lula para o seu terceiro mandato como presidente da República e, na Bahia, derrotar a oligarquia dos Magalhães, ganhando pela quinta vez o governo do Estado, agora com Jerônimo Rodrigues, assim como o PT na Presidência da República.

Ele afirmou que o PT e a sua militância conseguiram tirar o Brasil da contramão e do isolamento no mundo, deixados pelo ex-presidente Bolsonaro. “O Brasil não é um jet ski. Ao contrário do que o ex-presidente pensava, o Brasil é um grande transatlântico e o presidente Lula é o nosso timoneiro trazendo de volta o país para o caminho da prosperidade, desenvolvimento, crescimento econômico, estabilidade política e estabilidade jurídica, gerando oportunidades, sobretudo, para aqueles que mais precisam”, diz Éden Valadares.

Ele relaciona algumas conquistas do governo Lula: controle da inflação, redução da taxa de juros (Selic), elevação do poder de compra do trabalhador e dois anos com aumentos significativos do salário mínimo. “A população brasileira consegue enxergar novamente o caminho da prosperidade com inclusão social, com justiça social. O balanço é muito positivo desse primeiro ano do presidente Lula”, disse.

O dirigente comentou a importância do PT na Bahia, estado governado pelo quinto ano consecutivo por um petista – Jerônimo Rodrigues, eleito em 2022. “As conquistas vêm em ciclos dentro do mesmo projeto, do projeto do PT e dos nossos aliados, mas com ciclos diferentes, cada vez mais aprofundando as conquistas da sociedade baiana”, relatou.

Para ele, esse período foi iniciado com a vitória do hoje senador Jaques Wagner (PT-BA) ao governo da Bahia em 2002. “É com a chegada do PT e de Wagner ao governo que a gente resgata a liberdade do povo baiano que vivia sob o jugo do autoritarismo, do mandonismo, então, nós passamos a ter respeito às oposições, ao Tribunal de Justiça, aos prefeitos e prefeitas, na relação com a imprensa e com a Assembleia Legislativa, baseado em valores republicanos”, afirmou.

“Wagner abre um período de democracia na Bahia, de participação social, de controle social. O segundo ciclo é com o governador Rui Costa, enfrentando o governo Bolsonaro e um processo de perseguição aos governadores do Nordeste, mas, mesmo assim, ele consegue aliar esse período com democracia, desenvolvimento, trabalho, obra e serviços. E agora com Jerônimo. Eu digo que ele reúne as melhores qualidades de Wagner e de Rui Costa”, pontuou.

Éden relata que o Estado agora vive o ciclo da nova Bahia, voltada para sustentabilidade, transição energética, investimento em hidrogênio verde, energia eólica, energia solar, mas sem perder de vista os investimentos em infraestrutura econômica e social. “A gente vem resgatando a Bahia em algumas dimensões do século 19 e gerando direitos, mas, sobretudo, oportunidades reais para a população baiana.”

Para ele, é um orgulho ter vencido as eleições para o governo estadual em 2022 e também ter sempre dado contribuição muito grande para as eleições nacionais do PT. “Em 2002, a Bahia deu dois milhões de votos de frente para o presidente Lula, isso cresceu em 2006, com a Dilma em 2010 e 2014 e também avançamos com a de 2018, em que a gente chegou a quase quatro milhões de votos. Na eleição passada do presidente Lula, a gente chegou a quase dois milhões de votos de frente para o Lula. Temos orgulho das nossas vitórias e da contribuição que a gente pode dar para a luta do PT no Brasil.”

Para 2024, Éden Valadares projeta no plano nacional seguir reconstruindo o Brasil. “O Lula passou o primeiro ano viajando muito, reconectando o Brasil com o mundo. Agora eu acho que a gente já começa a colher os bons frutos desse trabalho, ou seja, vai vir aí novos grandes programas sociais. A gente conseguiu colocar de pé de novo o Minha Casa, Minha Vida, Farmácia Popular e PAA [Programa de Aquisição de Alimentos]. A gente voltar a ter um grande investimento social, com Bolsa Família, enfim, o cinturão de proteção que sempre marcou os governos do PT”, falou.

Em relação à Bahia, ele disse que o governador Jerônimo tem muitas entregas para fazer neste ano, como às de escolas de tempo integral. “A Bahia tem 417 municípios, ele bateu um recorde, é o primeiro governador a visitar 150 cidades em um ano de governo.”

Sobre as eleições municipais deste ano, Éden projeta que o PT e seus aliados vão colher muitas vitórias. “Nós sabemos da responsabilidade de ser o partido do presidente da República e do governador do estado. Então, nós vamos com essa responsabilidade de alargar, consolidar a governabilidade Lula e de Jerônimo”, afirmou. “Onde houver um companheiro ou uma companheira do PT com viabilidade, com competitividade para disputar uma prefeitura, uma vice-prefeitura, nós vamos entrar de cabeça, vamos apoiar integralmente. Agora, onde algum aliado [reunir] melhores condições para derrotar a política bolsonarista ou a carlista, nós, do PT, também vamos caminhar junto.”

Carnaval 2024

Éden disse que o governador Jerônimo organizou o maior carnaval da história da Bahia. “Já é carnaval nos quatro cantos do estado. Esse ano, o carnaval acabou caindo muito cedo, no começo de fevereiro, e o aniversário do PT acaba acontecendo aqui no meio do carnaval.”

O presidente estadual afirmou que a segurança é uma prioridade do governo Jerônimo, não só nesse período do ano. Mais de 30 mil policiais militares foram colocados nas ruas da capital e do interior. “Nós recebemos turistas do Brasil e do mundo inteiro. O próprio carnaval, enquanto símbolo, signo, se confunde com a identidade da Bahia. É um momento que a Bahia acolhe gente do mundo inteiro. Salvador vira capital mundial da alegria, da festa, da celebração. Temos muito orgulho do carnaval que a gente tem construído.”

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast