Suplicy leva 3 mil cartas a Lula e tem visita barrada por juíza

Vereador pela cidade de São Paulo, Suplicy tentou argumentar que Brasil é signatário do tratado Regras de Mandela, que determina visitas de amigos

Ricardo Stuckert

Eduardo Suplicy, vereador de São Paulo, visita a Polícia Federal

O vereador pela cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, esteve na Vigília Lula Livre no final da manhã desta quinta-feira, levando aproximadamente 3 mil cartas direcionadas a Lula, enviadas por brasileiros de todos os estados. No período da tarde ele teve audiência com a juíza Camila Lebbos para tentar visitar o ex-presidente, mas não foi autorizado.

“Essa negativa de receber pessoas como Adolfo Esquivel, Nobel da Paz; Leonardo Boff, um dos maiores teólogos brasileiros que vinha fazer uma visita espiritual, mais a negativa de receber a presidenta Dilma Rousseff, acho que fica caracterizado até esse momento que a forma da prisão de Lula é de um preso político.”

“O Brasil ajudou a formular as Regras de Mandela, com grupos de trabalho dos mais diversos países, que se reuniram na Argentina, no Brasil, na Áustria e África do Sul, em homenagem a Mandela que ficou 27 anos preso, denominaram esse documento para ser seguido por todos os países, ainda mais aqueles que colaboraram para elabora-lo”, lembrou o vereador.

Suplicy chegou a conversar com o diretor executivo da Polícia Federal (PF) no Paraná, Roberval Ré Vicalvi, acertando que no caso de sua entrada não ser autorizada pela juíza, enviaria as cartas pelos familiares do ex-presidente. Um dos filhos de Lula entregou as mensagens no fim do dia.

“São 3 mil cartas de brasileiros e brasileiras de todos os estados da federação, dando extraordinária força a ele, que fico feliz de transmitir. Gostaria de ter um diálogo de profundidade com Lula de como fazer o Brasil uma nação justa, solidária, fraterna, como erradicar a pobreza, garantir a moradia”, afirmou o Suplicy.

O vereador, que também escreveu uma carta com frases inspiradoras de importantes personalidades da luta política, como Nelson Mandela, Martin Luther King e Mahatma Gandhi, argumentou com a juíza sobre a importância de se respeitar o tratado conhecido como Regras de Mandela, mas recebeu como resposta que o regimento interno da Polícia Federal impediria a visita – o que desrespeita também o Código de Processo Penal brasileiro.

Rui Falcão na Vigília Lula Livre

Mais cedo, o ex-presidente do PT, Rui Falcão, passou pela Vigília Lula Livre e mandou uma mensagem para Lula pelos microfone instalados no local.

“Presidente, eu estou aqui com a companheirada, meu coração está com você e a nossa luta vai te tirar dessa prisão injusta. Vamos te levar de novo para presidir o Brasil e colocar desenvolvimento, geração de empregos, distribuição de renda, fim das desigualdades e restabelecimento da democracia”, disse Falcão.

Da redação da Agência PT de notícias