Elas por Elas 2020: nova etapa do projeto reforça presença da mulher na política

Evento aconteceu em Brasília nesta terça-feira (23) e contou com a presença de diversas lideranças femininas que exaltaram a importância do projeto

Danielle Veloso

Lançamento Elas por Elas 2020

“Nós queremos nosso espaço que é de direito porque como mulheres nós sabemos como ocupar os espaços e lutar pelas nossas causas”. A afirmação é da Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, que, durante o lançamento nacional do projeto Elas por Elas 2020, ressaltou a importância da luta constante para garantir às mulheres o espaço que lhes é de direito nas esferas pública e política com vistas ao próximo pleito.

O Projeto Elas por Elas 2020 lançado nacionalmente em Brasília, nesta terça-feira (23), contou com a presença de diversas lideranças femininas do Partido dos Trabalhadores. O objetivo foi dar início ao planejamento da primeira parte dessa segunda etapa que pretende trabalhar a comunicação e fazer o mapeamento das candidatas para prefeituras e câmaras municipais do próximo ano, para que essa nova fase do Elas por Elas seja ainda mais bem sucedida do que em 2018 quando elegeu 10 deputadas federais, 21 estaduais, duas vice-governadoras e a única governadora do Brasil.

Para Anne esse é um momento muito importante do Elas por Elas: “Nós podemos ter reflexões de melhorias com base no processo de organização da iniciativa de 2018, que é um legado que fica para as mulheres do PT, e que representou um processo de construção coletiva, um novo caminho a ser traçado, e deu oportunidades para que as candidatas pudessem ter condições de fazer a disputa política”.

Lançamento Elas por Elas 2020

Para a deputada federal, Benedita da Silva, o projeto permite que as mulheres negras tenham oportunidades iguais para disputar as eleições. “Nós mulheres negras sabemos da dificuldade que temos com nossas candidaturas, e termos uma Presidenta e uma Secretaria Nacional de Mulheres faz toda a diferença, porque nos fortalece para podermos disputar o nosso espaço, e nós precisamos disputar esses espaços como mulheres, colocando as nossas questões, não deixando ninguém dizer que são menores, não podem dizer que a economia é mais importante porque se não for por nós mulheres não existe desenvolvimento econômico, por isso a continuidade do Elas por Elas vai ser ainda melhor que no ano passado, porque estamos ainda mais empoderadas”.

A iniciativa do Elas por Elas, além de promover a participação das mulheres na política, possibilitou que as mulheres tivessem acompanhamento do início até o fim da campanha, inclusive com a prestação de contas, com assessoria contábil e jurídica.

A deputada federal, professora Rosa Neide, explicou a importância de um projeto como esse “para empoderar mulheres e chegar em todos os cantos do país, principalmente em lugares que meninas crescem achando que são menores que os homens, precisamos mostrar a elas que isso não é verdade”.

A Secretária Nacional LGBT do PT, Janaína Oliveira, também esteve presente no lançamento e falou da necessidade do Elas por Elas para as mulheres LGBTs. “Foi a primeira vez que a Secretaria de Mulheres trouxe um debate que incluía nós mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais. E as candidatas trans tiveram a oportunidade de serem tratadas no mesmo patamar de importância das candidaturas das mulheres cis”.

A deputada distrital, Arlete Sampaio, relembrou que “se hoje nós hoje temos espaço para termos um número grande de candidatas foi com a nossa luta.

As mulheres presentes no evento também fizeram questão de lembrar da luta por Lula Livre, que não se separa da luta das mulheres, pois foi durante seu governo que diversas políticas públicas foram voltadas para o público feminino. “Quanto mais as mulheres estiverem organizadas na defesa do presidente Lula, mais a gente se aproxima, porque ele é uma ferramenta importante para a construção das nossas pautas”.

Por Jéssica Rodrigues, para a Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast