Elas por Elas: atividades de trabalho são definidas

No segundo semestre será realizado curso de formação e preparo com foco em comunicadoras populares

Tati Nicácio

Mulheres do Conselho Político da SNMPT e do Coletivo de Mulheres reunidas durante atividade para planejamento do Elas por Elas 2024

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, ontem (17), a deputada estadual Divaneide Basílio (RN) repercutiu o encontro do Conselho Político da Secretaria Nacional de Mulheres do PT e o Coletivo Nacional de Mulheres, realizado em Manaus, entre os dias 14 e 16.

No dia seguinte ao lançamento oficial do projeto Elas por Elas, as companheiras tiveram um dia de debates e planejamentos para os próximos meses do Elas por Elas. 

Como parte da programação está a realização de curso voltado à formação de comunicadoras populares, previsto para ocorrer na mesma época da Marcha das Margaridas, que deve ocorrer no segundo semestre.   

O curso consiste na formação e preparo das comunicadoras populares para que atuem como multiplicadoras de informação a fim de estruturar de maneira mais efetiva a comunicação das futuras candidatas do PT.

O último curso deste modelo foi realizado em 2022 e ocorreu de maneira virtual. Desta vez, ele será presencial, em Brasília. O propósito é fortalecer e consolidar uma comunicação feminista, integrada e assertiva entre as mulheres que vão concorrer nas eleições do próximo ano. 

“Eu, como deputada, quero reforçar que o Elas por Elas fez muita diferença, não só na minha eleição, mas no processo todo de preparação e fortalecimento do mandato de vereadora para o de deputada estadual. Eu sou o resultado de que a política de incentivo à participação das mulheres faz diferença. Então, além de ser integrante do coletivo nacional, eu falo também do lugar de alguém que pode ter esse projeto como um pilar para estruturação da campanha e da nossa vitória coletiva que é uma mulher puxar a outra”, revela a parlamentar. 

Ainda durante a entrevista, Basílio destacou que o PT é o primeiro partido a ter um projeto como esse de empoderamento e fortalecimento de mulheres no processo eleitoral.

“Nós estamos agora na preparação, sabemos o quanto será importante a pré-campanha para todas nós, o quanto será importante que tenhamos ajuda contábil e jurídica, mas também é necessário que a gente esteja preparada com pautas, que a gente possa construir um banco de projetos. Nós, que temos mandato, temos a obrigação de compartilhar com as outras as experiências positivas. É importante que as candidatas entendam o modo petista de governar e legislar. O Elas por Elas vem nesse sentido de dar esse suporte de prestar assessoria, de ter multiplicadoras, de pensar em como podemos melhorar nossa página, de que forma podemos garantir que a nossa comunicação chegue, de fato, para as pessoas”, afirmou.

A vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo, Vivi Farias, também participou do encontro e destacou o processo de formação para as mulheres. O uso de ferramentas de Inteligência Artificial também foi apontado como uma novidade importante para o preparo rumo às eleições de 2024. A meta é estimular as candidatas a se familiarizar com esses novos aprendizados.

Da Redação do Elas por Elas

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast