Elas Por Elas: ‘Delegacia Virtual’ no WhatsApp é aprovada por unanimidade no RN

Proposta da deputada estadual do PT, Isolda Dantas, é mais um mecanismo para proteger as mulheres da violência

Da Redação, Agência Todas

Nesta quarta-feira, 20, o projeto de Lei “Delegacia Virtual em Defesa das Mulheres”, de autoria da deputada estadual Isolda Dantas, do RN, foi aprovado por unanimidade. O objetivo é conter o avanço da violência contra a mulher no Rio Grande do Norte, especialmente durante o período de isolamento, em função da pandemia de Covid-19. O projeto segue para sanção da governadora do PT, Fátima Bezerra. 

Só na primeira semana da quarentena,  a Polícia Militar potiguar registrou mais de 1500 casos de violência doméstica. Com a criação de um canal de comunicação via WhatsApp, o dispositivo assegura o recebimento de denúncias, registros de ocorrências, envio de fotos e documentos relativos aos crimes e situações de violência doméstica.

“Por uma série de fatores as mulheres têm muita dificuldade de realizar as denúncias. Neste período de isolamento a violência aumenta e é preciso ter mais atenção. As mulheres do Rio Grande precisam saber que não estão sozinhas. Nosso compromisso de luta e trabalho: se tem violência contra a mulher, a gente mete a colher!”, afirmou Isolda ao Potiguar Notícias. 

As ações do mandato da deputada Isolda Dantas não se restringem à criação da ferramenta. A parlamentar também pleiteia a criação de uma campanha conscientização e mobilização solidária envolvendo diversos órgãos da administração pública; maior agilidade do Tribunal de Justiça para receber, encaminhar e processar medidas protetivas; além da priorização de crédito especial para mulheres em situação de violência, por meio da Agência de Fomentos do Estado.

“Esta é mais uma prova da importância de ter mulheres ocupando cargos públicos, elaborando e tomando decisões que melhorem a vida das brasileiras, diante das diversas realidades regionais que temos no país”, finaliza Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast