Eleitas 2022: PT amplia bancada de mulheres em 80% na Câmara Federal

Partido avança na representatividade com negras e indígena, mais de trinta deputadas estaduais, senadora por PE, governadora Fátima no RN e faz história em vários estados. Confira os resultados

Nessas eleições, o PT ampliou a bancada feminina da Câmara Federal em 80%. Em 2018, o PT já tinha feito história ao eleger dez deputadas, sendo a maior bancada feminina da legislatura. Mas não paramos de avançar. Neste ano, o partido elegeu 18 deputadas federais. Mais do que ampliar a bancada, o PT também investiu na diversidade.

Os destaques são para a bancada negra eleita pelo PT para a Câmara Federal composta por Carol Dartora, a primeira deputada federal negra em toda história do Paraná; seguida por Jackeline Rocha (ES) também pioneira em seu estado, Denise Pessoa (RS), Ivoneide Caetano (BA), Dilvanda Faro (PA), Dandara Tonantzin (MG) e fortalecida pela reeleição de Benedita da Silva (RJ).

Em São Paulo, o partido também fez história: elegeu a primeira deputada federal indígena pelo PT, Juliana Cardoso.

No Rio Grande do Norte, Natália Bonavides foi a parlamentar mais votada em todo estado.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PR), está entre as reeleitas, assim como Erika Kokay (DF) e Maria do Rosário (RS).

No geral, o PT elegeu 68 deputados Federais, o que representa 13,2% das cadeiras da Câmara Federal – ampliando a representatividade em relação a 2018, em que o partido garantiu 56 deputados e deputadas federais.

18 Deputadas federais eleitas

SÃO PAULO

JULIANA CARDOSO

Governos e Senado

PT é o partido que mais elegeu governadores no 1º turno e tem mulher nessa conquista. Reelegemos Fátima Bezerra governadora do Rio Grande do Norte que, ao lado dos governadores de Piauí e Ceará serão pontas de lança na retomada do crescimento econômico. No Amazonas, a candidata a vice-governadora Anne Moura vai disputar o segundo turno ao lado de Eduardo Braga (MDB).

No Senado, Teresa Leitão foi eleita por Pernambuco e junto com outros três senadores eleitos pelo PT vão compor uma bancada com 9 parlamentares.

Deputadas estaduais

Nas assembleias legislativas, Beatriz Cerqueira (MG) e Professora Bebel (SP) estão no ranking geral dos cinco parlamentares estaduais mais votados do PT em todo país. Beatriz ficou em segundo lugar, atrás apenas de Eduardo Suplicy (PT/SP), que teve mais de 800 mil votos. No geral, o PT elegeu 34 mulheres em todo país, de um total de 118 parlamentares. Em 2018, o partido elegeu 85 parlamentares para as assembleias.

Os destaques são para Rosa Amorim, primeira representante do MST a ocupar uma cadeira de deputada estadual em Pernambuco. Ela tem 25 anos, natural de Caruaru e filha de assentados; e Marina do MST, dirigente do movimento, eleita pelo Rio de Janeiro. Ambas são do time de parlamentares eleitos pelo Movimento Sem Terra para disputar e defender o ideário dos pequenos produtores e trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Laura Sito (RS), vereadora de Porto Alegre; Verônica Lima (RJ), vereadora de Niterói; Larissa Gaspar (CE), vereadora de Fortaleza; Macaé Evaristo (MG), vereadora de Belo Horizonte; Divaneide Basílio (RN), vereadora de Natal; foram eleitas em 2020 e conseguiram alçar voos ainda mais altos: conquistaram o parlamento estadual para avançar e seguir na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em todo país.

ESTADO NOME VOTAÇÃO
BA Fatima Nunes 56.642