Eleonora Menicucci recebe Medalha do Mérito Farroupilha

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Edegar Pretto; medalha é destinada à pessoas importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul

Reprodução Twitter

Eleonora Menicucci

A ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (26).  A homenagem é designada à pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.

A proposta de conceder a Medalha à Menicucci foi feita pelo deputado estadual, Edegar Pretto (PT-RS). A ex-presidenta Dilma Rousseff também participou da cerimônia.

Entrega da Medalha do Mérito Farroupilha

Eleonora chefiou a Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM) até 2015. Durante esse período, a SPM nacional reafirmou compromissos com as mulheres do Rio Grande do Sul, com destaque para ações da Rede de Enfrentamento e Atendimento Especializada às Mulheres e Meninas em Situação de Violência, a Rede Lilás.

Ela também esteve envolvida diretamente no programa “RS Lilás” que promoveu autonomia para as gaúchas, através de métodos de capacitação para mulheres do campo e da cidade no mercado de trabalho. Também houve a criação de dois “ônibus Lilás” parte do programa “Mulher, Viver Sem Violência”, os veículos são usados para levar informações e atendimentos às mulheres, principalmente em comunidades rurais.

Após a entrega da Medalha houve um debate acerca das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT