Em 12 horas, Haddad recebe 5 mil denúncias de fake news

Campanha fornece número WhatsApp e site para reagir a ataques nas redes. “é muito grave o que está acontecendo”, diz candidato do PT

Doze horas depois de ter criado um canal para receber e rebater denúncias de fake news, a campanha do presidenciável Fernando Haddad (PT) já recebeu mais de 5 mil mensagens. Em entrevista coletiva em São Paulo nesta quarta-feira (3), o candidato denunciou ataques “vulgares” e de baixo nível contra ele.

A campanha criou um site e disponibilizou o número (11) 9 9322-3275 para acolher denúncias via WhatsApp.

Nos últimos dias, memes e notícias falsas vêm sendo intensamente distribuídas sobretudo por meio dessa rede social. São mensagens disparadas principalmente por apoiadores do candidato da extrema direita e do PSL Jair Bolsonaro (PSL) contra a família de Haddad, sua atuação como prefeito de São Paulo e como ex-ministro da Educação, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua legenda e sua candidata a vice, Manuela D’Ávila (PCdoB).

“Temos a estimativa de que milhões de mensagens foram disparadas com conteúdos ofensivos. A quantidade está nos assustando”, disse Haddad. Segundo ele, essas mensagens são dirigidas sobretudo ao público evangélico – “que cultiva valores que nós também cultivamos”, disse o candidato.

“Se você receber uma mensagem anônima, denuncie. Eles estão falando contra a família, contra a escola pública, contra professores. Estão acusando escolas públicas de tratarem de temas com crianças sobre sexualidade”, disse.

A partir das denúncias, a campanha vai tentar identificar os emissores das mensagens. “Vamos tentar, até domingo, recebendo a denúncia, fazer o caminho de volta até chegar em quem faz esse jogo baixo”, completou Haddad.

Sobre revidar os ataques, o petista declarou que está, agora, se defendendo. “Mantivemos até aqui uma campanha propositiva (…) Chegou o momento de nos defender nessa reta final, porque é muito grave o que está acontecendo no WhatsApp. Nossa preocupação é que as pessoas votem conscientemente.”

Exemplos de fake news desmascaradas

1. Inventaram um boato estapafúrdio segundo o qual Fernando Haddad teria dito que crianças com mais de 5 anos seriam propriedade do Estado, e que o ex-ministro decidiria compulsoriamente sobre seu gênero. Não se deixe enganar: é mentira!

2. Outra fake news é que Haddad e Manu perseguem as igrejas evangélicas. Mentira! A coligação “O Povo Feliz de Novo” lançou um panfleto “O Amor vai vencer o ódio – O que os evangélicos querem para o Brasil” com propostas diretas para o setor.

3. Está circulando também pelas redes notícias absurdas de que o PT confiscaria a poupança. Outra MENTIRA! O PT e seu candidato Fernando Haddad NUNCA propuseram esse confisco.

4. CUIDADO! Pesquisas de intenções de votos FALSAS também estão circulando na internet com números absurdos que não refletem a realidade. Confiem apenas em pesquisas divulgadas por grandes veículos e pelo nosso site lula.com.br.

Por Rede Brasil Atual com informações de lula.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast