Em aniversário, PT vai debater América Latina; Haddad fará análise de conjuntura nacional
Diante de um mundo pressionado por Donald Trump, partido vai avaliar as relações entre países. Lula estará na festa de encerramento. Comunicação terá mesa com Sidônio e presidente do PT conduzirá debate sobre eleição
Publicado em
O PT vai celebrar seus 46 anos nos dias 5, 6 e 7, em Salvador, com a presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e da Cultura, Margareth Menezes, já confirmaram a presença e vão conduzir debates específicos sobre conjuntura nacional, comunicação e democracia, cultura e mobilização social.
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, vai conduzir, ao lado da ministra Gleisi e de outros dirigentes partidários, como o senador Jaques Wagner e a deputada Benedita da Silva, a mesa “Rumos do Brasil: Estratégia e Projeto de País”. O painel vai abordar o desafio eleitoral de 2026.
No primeiro dia do encontro, o debate central será sobre a América Latina e a atual conjuntura internacional. O momento internacional é tenso. O presidente dos Estados Unidos, após o ataque à Venezuela, aumenta a pressão para “adquirir” a Groelândia – território autônomo da Dinamarca –, desafiando os países da União Europeia. O debate internacional será concentrado na mesa “Paz, Integração e Soberania: um olhar sobre a América Latina”.
Fernando Haddad fará uma exposição sobre a conjuntura nacional no dia 6, momento em que o Diretório Nacional do partido se reúne.
O partido também reservou um momento para debates sobre comunicação, democracia e soberania, que terá como painelistas, além do ministro Sidônio, o secretário de Comunicação do PT, Eden Valadares, o estrategista de comunicação Otávio Antunes e Paulo Okamoto, ex-presidente do Instituto Lula e da Fundação Perseu Abramo.
A hora da colheita
O partido tem muito o que comemorar, com os resultados econômicos e sociais positivos do Governo Lula 3. Como disse o próprio presidente, começam a ser colhidos agora, em 2026, os bons frutos após três anos de reconstrução do país, luta e muitos investimentos.
No dia 6, o Diretório Nacional do PT se reúne para definir uma resolução de Conjuntura Nacional. No dia 7, é aguardada a presença de Lula para a festa de encerramento.
Confira aqui a programação completa e os painelistas.
