Em ato marcado pela emoção, PT recebe o senador Fabiano Contarato

Participaram o presidente Lula, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o senador Jaques Wagner, que se deslocou até a capital capixaba, entre outras lideranças nacionais e regionais do PT

Reprodução

Filiação do senador Fabiano Contarato

Em ato de filiação marcado pela emoção, realizado nesta sexta-feira, em Vitória, no Espírito Santo, o senador Fabiano Contarato foi recebido pelas mais expressivas lideranças do Partido dos Trabalhadores, destacando o presidente Lula, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o senador Jaques Wagner que se deslocou até a capital capixaba para participar do evento. Lula e Gleisi participaram virtualmente do ato (veja o vídeo abaixo). O evento foi apresentado pela presidenta estadual do PT, Jackeline Rocha.

Também deram as boas-vindas ao novo integrante do PT os senadores Paulo Rocha (PT-PA), Humberto Costa (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE) e o novo líder do PT na Câmara, deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). Entre as lideranças locais, participaram João Coser, a presidenta estadual do PT do Espírito Santo, Jackeline Rocha, a deputada estadual Iriny Lopes, o deputado federal Helder Salomão, a poetisa e filósofa Viviane Mosé,  e  Ivo Lopes, da JPT (falando em nome dos Setoriais do PT).

“É uma benção de Deus para nosso partido”, disse o presidente Lula saudando o novo filiado.  “Não é todo o dia que nasce um político da postura, do caráter, da dimensão de Fabiano Contarato – uma obra-prima de ser humano”, definiu Lula. “Eu ficava olhando você na CPI do Covid e ficava imaginando que orgulho seria ter você no PT, um senador da sua qualidade no nosso partido”, completou. Lula citou as dificuldades vividas pelo povo e a necessidade de mudança, destacando a importância da presença de Contarato neste momento entre os quadros do partido. 

Emocionado, Contarato agradeceu a Deus por aquele momento, mas “o Deus da inclusão, o que acolhe, o Deus do amor e não do ódio”.  “Desde o primeiro dia que assumi no Senado, todos os senadores do Partido dos Trabalhadores me acolheram”, disse Contarato, lembrando que “sempre foi petista”. Se dizendo “um simples soldado”, Contarato manifestou sua disposição, convicção e força “para ajudar a colocar o Brasil nos trilhos e o povo no orçamento na União”. Contarato destacou a sintonia com o PT pelo compromisso com o povo e com todas as bandeiras que, segundo ele, também são suas.

“É uma alegria imensa te receber”, afirmou a presidenta do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras, Gleisi Hoffmann.  Segundo Gleisi, “é muito legal, porque a sua história se confunde com a história do PT; sua firmeza, seu compromisso com a verdade”. Para Gleisi, a presença de Contarato é importante para a luta de colocar o povo trabalhador na centralidade das políticas públicas. “O partido te abraça com o coração e com a alma”, disse. Jaques Wagner, por sua vez, destacou a importância de “figuras como você, que tem sensibilidade, mas tem posições firmes. “Na comemoração do PT, você é um presentaço para o partido”, comemorou.

“Você não é mais um, é muito mais do que isso, traz a expressão não só das bandeiras, mas traz a dimensão de viver, de representar, de personificar estas bandeiras, a dimensão humana”, disse o senador Paulo Rocha (PT-PA).  Para o senador Humberto Costa, destacando sua atuação na CPI da Covid, a filiação de Contarato era “um orgulho para o partido”. “Você para o PT é uma grande conquista. Traz a identidade com as bandeiras que você sempre defendeu na vida”, disse o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

“É uma enorme alegria, neste momento tão importante da vida brasileira, receber a filiação de Fabiano Contarato, para contribuir na reconstrução do Brasil”, afirmou o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), novo líder do PT na Câmara dos Deputados. “O acúmulo que você traz vai fazer uma grande diferença, para o debate e para a renovação de ideias”, disse ainda. O deputado Helder Salomão, Contarato também reforça a luta no Espirito Santo.

Para o fundador do PT, ex-deputado estadual e federal, ex-prefeito de Vitória,  e vice-presidente do PT-ES, João Coser, o ingresso de Contarato “faz bem para o PT, para o Brasil e para o Espírito Santo. É mais energia na nossa luta para mudar o Brasil. “Você simboliza o novo, o que há de bom na política do Espirito Santo e nacional”, disse Ivo Lopes, secretário da Juventude do PT-ES, em nome de todos os setoriais. A deputada Iriny Lopes saudou a chegada de Contarato, que “chegou na hora da luta”. A vinda é um encontro no projeto para mudar o Brasil”, disse a filósofa Viviane Mosé.

Veja o ato na íntegra:

Da Redação

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast