Em encontro de dirigentes, Emidio prega PT mais ousado

Presidente do PT em SP participou, na quinta, do Seminário Nacional de Organização do Partido. Seminário continua nesta sexta-feira (28)

Foto: Paulo Pinto/Agência PT

O presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza, foi um dos primeiros oradores do Seminário Nacional de Organização do Partido.

Em sua explanação, Emidio falou sobre ações da direção estadual, pontuando a importância do Camping Digital, dos Núcleos Virtuais e o dia mensal de mobilização. Ele afirmou que em pouco mais de um mês já existem quase 80 núcleos virtuais organizados.

Em mesa coordenada pelo vice-presidente do PT, Jorge Coelho, e composta pela presidente do diretório estadual mineiro, Cida de Jesus, pelo secretário Nacional de Formação do PT, Carlos Árabe, pela senadora do PT pelo Piauí, Regina Sousa, Emidio destacou a importância de refletir sobre os métodos de filiação de novos militantes, formação política e organização das direções.

De acordo com ele, é importante a direção saber transformar novos filiados em militantes orgânicos, além de ter ousadia para o partido ter mais vitalidade.

Ao apresentar algumas propostas, a presidenta do PT mineiro falou que o partido deve, entre outras, fomentar a campanha de filiação, fortalecer as finanças, qualificar a relação com os movimentos sociais e institucionalizar a descentralização das direções.

Carlos Árabe falou que o partido passar por um teste de viabilidade e que a conjuntura política pode estar difícil, mas a militância tem que ter a consciência de que o nome do Partido dos Trabalhadores está escrito na história da classe trabalhadora.

A desburocratização foi o tema que norteou a fala da senadora Regina Sousa. Segundo ela a direção tem tornar a relação com a base mais dinâmica. A senadora propôs a volta dos encontros para tirar delegados e que os setoriais não devem ser espaços de disputa e, sim, de formulação de propostas.

Regina concluiu sua fala pontuando que os parlamentares precisam fazer com que seu mandato tenha responsabilidade com o partido e que as sedes do PT sejam espaços de convivência.

Por Cláudio Motta Jr, do Linha Direta

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast