Em ‘live’, Lula destaca a importância dos municípios na reconstrução do país

“O povo está precisando mais de nós”, disse Lula destacando o compromisso com a inclusão social, a capacidade de governança e a coragem dos prefeitos, prefeitas e vices do partido

Ricardo Stuckert

Lula com prefeitos, prefeitas e vices do PT

“É na cidade, no município, que tudo acontece” sintetizou Lula falando com uma plenária de prefeitos e prefeitas e vices do Partido dos Trabalhadores, nesta quinta-feira, 4. Iniciativa da Secretaria de Assuntos Institucionais do PT, o evento foi coordenado pelo secretário Joaquim Soriano e contou a com participação da presidenta Gleisi Hoffmann.

A live contou a participação da maioria dos prefeitos e prefeitas do partido que estão a frente dos executivos de 185 municípios do país, sendo 158 homens e 25 mulheres. O PT também ocupa cargos de vice-prefeitos e prefeitas em 275 municípios, dos quais 219 exercidos por homens e 46 por mulheres.

Os prefeitos que fizeram uso da palavra expuseram suas experiências administrativas e destacaram o papel do Partido dos Trabalhadores na base do sociedade. As manifestações evidenciaram a importância do partido para a inclusão social, a geração de empregos e o combate à fome. Um “jeito petista” de governar que deve ser mais divulgado, afirmou Lula.

Lula advertiu para a “guerra de destruição” em curso contra o país e alertou que o povo precisa do PT para resistir e lutar pela reconstrução e transformação do país. “O povo está precisando mais de nós”, disse, fazendo referência à capacidade de governança e de organização e à coragem dos prefeitos e prefeitas.

Em sua manifestação, Lula também reafirmou sua disposição para enfrentar a “batalha das batalhas’, como definiu a prefeita Fernanda Hassan, de Brasiléia, no Acre. Lula “Estou com a mesma disposição das campanhas de 1982, 1989, 2002 e 2010”, disse Lula.

A presidenta Gleisi destacou o papel de resistência social e democrática do partido, e convocou a todos para seguir na luta. “Temos a oportunidade, o dever histórico e o compromisso de defender o povo”, afirmou. E lembrou que a experiência da sociedade com os governos petistas está cada vez mais viva na memória do povo.

O secretário de Assuntos Institucionais do PT, Joaquim Soriano, destacou a importância e o caráter especial da reunião, favorecida pelo uso das novas tecnologias. Segundo ele, o próximo encontro de Lula será com os vereadores e vereadoras do partido. Já foram realizadas reuniões com os presidentes e presidentas dos diretórios do partido e com os deputados e deputadas estaduais.

Também presente na reunião, a ex-senadora Ideli Salvatti lembrou a todos do programa PT Cidades, apresentado semanalmente na TvPT. Com participação de prefeitos e prefeitas do partido, o programa dá visibilidade para as administrações petistas.