Em vídeo, parlamentares do PT cantam contra o machismo

“O lugar que é bom pra mim é onde eu quiser estar”, interpretam as mulheres petistas em videoclipe lançado nesta terça (14)

https://www.facebook.com/SECNMPT/videos/1960114757385290/

“Não vão mais conseguir me anular, me calar.” Esse é o recado das senadoras e deputadas federais, entre outras mulheres petistas, que protagonizam o videoclipe da música Elas por Elas, lançado nesta terça-feira (14).

O mote da música é a luta pelo espaço político culturalmente negado às mulheres e ainda muito distante de atingir a equidade de gênero. O caminho longo a ser percorrido, no entanto, pode ficar menos árduo quando as mulheres se unem para fortalecer umas às outras nesse processo de organização. Como diz a letra, “são elas por elas ocupando os espaços de poder.”

A produção faz parte do projeto homônimo promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT em parceria com as secretarias estaduais que oferece suporte às candidatas petistas para a disputa das eleições. Por meio da iniciativa, que encerra a primeira etapa nesta terça, foram realizadas formações em política e planejamento de campanha, além de oficinas contábil e jurídica para as mulheres que colocaram seus nomes à disposição.

O vídeo também é um manifesto contra o machismo e contra a estrutura patriarcal da sociedade, que violenta e nega espaços à mulher pela sua condição de gênero. No Senado, por exemplo, elas ocupam 13 das 81 cadeiras. Já na Câmara Federal, dos 513 assentos, somente 53 são ocupados por mulheres.

O clipe da música Elas por Elas conta com a participação das senadoras Gleisi Hoffmann e Regina Sousa, das deputadas federais Ana Perugini, Benedita da Silva, Érika Kokay, Luizianne Lins e Maria do Rosário. A secretária nacional de Mulheres, Anne Karolyne, a filha do ex-presidente Lula, Lurian Silva, e a pré-candidata do PT ao governo do Rio de Janeiro, Marcia Tiburi, também reforçam, junto a outras mulheres, o time de petistas que participam do vídeo.

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast