Emenda de Benedita garante vacina para trabalhadoras domésticas

Emenda da parlamentar ao Projeto de Lei 1011/2020 foi aprovada durante sessão da Câmara dos Deputados na tarde desta quinta-feira, 17

PT Nacional

Benedita da Silva garante prioridade na vacinação contra Covid-19 para trabalhadoras domésticas

As trabalhadoras domésticas terão prioridade nos grupos de vacinação contra a Covid-19. Uma emenda da deputada Benedita da Silva (PT/RJ) ao Projeto de Lei 1011/20 foi aprovada durante sessão na Câmara dos Deputados, na tarde desta quinta-feira, 17. A emenda agora vai para o Senado Federal. A categoria das trabalhadoras domésticas foi uma das mais atingidas pela Covid-19.

De acordo com a parlamentar, no trimestre encerrado em fevereiro de 2019, havia 6,2 milhões de trabalhadores e de trabalhadoras domésticas no País. Dessas, 92% são mulheres, e, dentre os 92%, 66% são mulheres negras. Durante a pandemia, as oportunidades de empregos, que eram 6 milhões, caíram para 4,9 milhões. Dentro desse contexto, apenas 26,7% têm uma carteira assinada, e o salário médio é R$ 925.

A secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, as trabalhadoras domésticas, que fazem parte de um grupo vulnerável, já deveriam ter sido priorizadas na vacinação.

“As trabalhadoras domésticas deveriam ter sido as primeiras a entrar na lista de prioridade junto com as profissionais de saúde. Elas são as mais vulneráveis e precisam se deslocar pela cidade em condições precárias para garantir o pão de cada dia. Porque enquanto as famílias de elite correm para o plano de saúde, elas ficam à mercê das medidas descabidas do desgoverno Bolsonaro. Eu espero que a Câmara Federal aprove políticas que priorizem a saúde das mulheres, principalmente, das mulheres negras para que elas não continuem morrendo nessa pandemia“.

Sujeitos a contágios

“Nós precisamos olhar com carinho para essas pessoas e colocar esse assunto na pauta”, disse Benedita, antes da votação, e completou: “Já é quase consenso nesta Casa que é importante priorizar a vacina das trabalhadoras domésticas. Elas estão todos os dias indo e vindo, estão vulneráveis a cada momento, estão sujeitas a contágios. Essas mulheres estão sujeitas também aos abusos que temos visto por aí, já altamente identificados não só na minha fala como na fala de muitas outras Parlamentares desta Casa, pela bancada feminina e por outros Parlamentares que, em casa, cuidam bem da sua trabalhadora, são empregadores conscientes, mas nem todos são”.

A parlamentar finalizou sua fala durante a sessão lembrando que no seu estado, Rio de Janeiro, a primeira pessoa a ser contaminada com o vírus foi uma trabalhadora doméstica que acabou morrendo.

“Hoje algumas estão trabalhando com afinco, pois precisam sustentar a sua casa. Então, vamos dar segurança a elas. Quanto mais aceleramos esse processo, mais proteção nós damos a elas. Faço um apelo, vamos votar no dia de hoje ainda o PL 1.011, para que essa emenda colocada, que é quase consensual, possa trazer essa tranquilidade e dignidade para essas trabalhadoras e para esses trabalhadores”, finalizou Benedita da Silva, que horas depois viu seu pleito atendido.

Da Redação, com informações do PT na Câmara.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast