Enem 2015 tem 910 mil candidatos inscritos

Balanço foi divulgado pelo MEC na manhã desta quarta-feira (27). Inscrições seguem até o dia 5 de junho

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Ministério da Educação informou, nesta quarta-feira (27), que 910 mil pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. O balanço leva em conta os registros feitos até as 10h desta quarta.

O período de inscrições foi aberto na última segunda-feira (25) e segue até as 23h59 do dia 5 de junho. A expectativa do governo federal é que mais de nove milhões de pessoas se candidatem para fazer o Enem neste ano.

Em 2015, o Enem será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, às 13h (horário de Brasília). A inscrição é confirmada, apenas, após o pagamento da taxa de R$ 63, até o dia 10 de junho. Para se inscrever, é preciso cadastrar um email próprio no sistema.

São isentos de taxa estudantes que cursam o terceiro ano na rede pública. Além disso, candidatos que comprovem carência também não precisarão pagar o valor da inscrição. O cidadão que for liberado da taxa e faltar os dois dias de exame deverá, de forma obrigatória, pagar a inscrição em 2016.

Os sabatistas no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima poderão fazer as provas do sábado às 19h do horário local. Nos outros estados, a prova do primeiro dia para os sabatistas começa às 19h do horário de Brasília.

Travestis e transexuais poderão solicitar o uso do nome social, após a inscrição pela internet. A possibilidade foi criada em 2014, porém era preciso solicitar o uso por telefone.

Neste ano, após a inscrição pela internet, a(o)s candidata(o)s que desejarem a referida forma de tratamento, devem enviar cópia do documento de identificação, formulário preenchido e foto recente, pelo sistema de inscrição, de 15 a 26 de junho.

As notas obtidas no Enem podem garantir vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e bolsas de estudo em instituições privadas, com o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

As notas também são requisito para a obtenção de Financiamento Estudantil (Fies), ingresso em cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) e obtenção de bolsas de estudo para intercâmbio do programa Ciências Sem Fronteiras.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast