Entrega de remessa de vacinas da Janssen ao Brasil é adiada
Entrega de 3 milhões de doses do imunizante estava prevista para terça-feira 15); nova data ainda não foi confirmada
Publicado em
A entrega ao Brasil de 3 milhões de doses de vacinas da Janssen contra a Covid-19, que estava prevista para ocorrer na terça-feira (15), foi cancelada, de acordo com o Ministério da Saúde.
Segundo reportagem da BandNews TV, a suspensão da entrega foi confirmada pela assessoria do Ministério da Saúde, que não comunicou o motivo do cancelamento provisório informado pelo próprio laboratório ao governo federal.
Ainda não foi confirmada também uma nova data para a entrega das doses da Janssen, apesar de o Ministério da Saúde sinalizar com a data da próxima quarta-feira (16).
A vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. Segundo o Ministério da Saúde, ela assegura 85% de eficácia nos casos mais severos da doença.
A remessa chegaria ao País próxima do fim do prazo de validade, de 27 de junho. Por isso, seria distribuída originalmente apenas para capitais. Desde março, esta é a sétima vez que o cronograma de vacinação enfrenta problema de atraso.
Com base em protocolos usados nos Estados Unidos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode aumentar o prazo de validade das doses, de 12 para 18 semanas. Desta forma, o fármaco seria tecnicamente funcional até 8 de agosto.
Da Redação, com informações da BandNews TV