Especial Educação: Governo Lula fortalece educação brasileira como pauta internacional

Participação do ministro da Educação, Camilo Santana (PT/CE), no G20 prioriza formação de professores e valorização docente

Divulgação

Especial Educação: Governo Lula impulsiona educação brasileira como pauta internacional. Foto: Divulgação

A formação de professores e a valorização docente como temas fundamentais nas discussões educacionais internacionais também faz parte do escopo prioritário do governo Lula em prol da educação brasileira.

Com a participação de Reuniões Técnicas do Grupo de Trabalho (GT) em Educação do G20, o Brasil se destacou no encontro em Pune, na Índia, que aconteceu em junho deste ano.

O grupo é composto por ministros de Educação e pelas maiores economias do mundo e a União Europeia. O ministro da Educação, Camilo Santana (PT/CE), representou o Brasil no encontro e propôs a criação do Prêmio G20 Educacional e a priorização da formação de professores e da valorização docente como temas fundamentais nas discussões educacionais internacionais.

Em uma declaração à Agência Brasil, Santana afirmou: “Em educação, estabelecemos a formação dos professores e a valorização docente como temas prioritários para o próximo ano, reconhecendo a importância do professor na trajetória dos estudantes e, por consequência, na qualidade da educação.” Essa atuação internacional demonstra o comprometimento do governo com a educação como um valor global.

Especial Educação: governo Lula prioriza valorização e formação de professores

Parcerias formativas para a formação continuada

Outra ação em benefício dos educadores e das educadoras brasileiras no governo Lula é realizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) que, por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), estabeleceu parcerias com cerca de 26 universidades em todo o Brasil, abrangendo todos os níveis e modalidades da Educação Básica.

Essas colaborações resultam na formação continuada dos profissionais de educação, incluindo professores, diretores, gestores e técnicos escolares.

Os projetos realizados em conjunto têm um foco especial na docência e na aprendizagem em todas as etapas da educação básica, preparando gestores e técnicos para enfrentar os desafios contemporâneos.

Essas parcerias levam em consideração as diretrizes curriculares da Educação Básica, promovendo o compromisso do governo Lula com a qualidade da educação no país. Os projetos atuais concentram-se em áreas como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Educação Integral e Tecnologia e Inovação.

Lives educativas e Comitês de Acompanhamento

O Ministério da Educação (MEC) também realiza lives e encontros semanais, impactando milhares de diretores e profissionais de educação. Esses eventos desempenham um papel fundamental no apoio aos processos de gestão no contexto escolar.

Em outubro, foi realizada a terceira reunião do Comitê Gestor Nacional, que monitora a Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica. A Secretaria de Educação Básica desempenha um papel fundamental na coordenação desse comitê e está fortemente envolvida na elaboração de relatórios e diretrizes para a formação de professores, incluindo a formação inicial e continuada, bem como a valorização da carreira. Este compromisso demonstra o desejo contínuo do governo em aprimorar a educação no país.

CAPES: Investindo na valorização de professores

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é outra entidade crucial que investe na valorização dos professores. A Fundação tomou várias medidas em 2023 para melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. Entre as ações notáveis, destaca-se o reajuste no valor das bolsas para a formação inicial de professores.

Para os bolsistas dos Programas de Iniciação à Docência, Formação de Professores da Educação Básica e Residência Pedagógica, o valor aumentou em 75%, além de serem criadas milhares de novas vagas.

A CAPES também promoveu novas oportunidades, como o Parfor Equidade, voltado para estudantes em escolas indígenas, quilombolas e do campo, bem como a educação especial inclusiva e a educação bilíngue de surdos. Além disso, o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferece o maior número de vagas desde sua criação, incluindo graduação e especialização em cursos de educação a distância.

A instituição também se destaca por seu compromisso com a formação continuada e em serviço de professores. Programas como Pibid, PRP e ProEB ajudam na preparação dos professores para enfrentar os desafios em sala de aula.

Todas essas ações demonstram o compromisso contínuo do governo Lula em valorizar e capacitar os profissionais da educação, promovendo uma educação de qualidade no Brasil.

Leia mais: Ninguém cuidou da educação como o PT. Lembre 18 ações na área

Da Redação, com informações do MEC