Etapas Livres do 5º Congresso “vieram para ficar”, defende secretário

O 5º Congresso Nacional do PT inaugurou mais uma ferramenta de interação social, as Etapas Livres

São Paulo Maio 30/2015 - Etapas Livres - Pauta Midias Digitais -Câmara de Vereadores - Sérgio Amadeu, José Américo, Cidão, Renata Mielli e Laura Capriglione.

As Etapas Livres propiciaram à fase preparatória para o 5º Congresso Nacional do PT, iniciado nesta quinta-feira (11), debates aprofundados sobre diversos temas de relevância para o partido e para a vida política brasileira. A avaliação é do secretário de Formação do PT, Carlos Henrique Árabe, que defendeu a continuidade das atividades.

“Elas vieram para ficar, pois são importantes para essa nova fase, de reconstrução do PT”, afirma Árabe.

“Nós imaginávamos fazer mais e queremos que esse processo avance mais. Mas, para além do número de debates, os encaminhados aos delegados do congresso valeram a pena”, destaca o secretário.

As Etapas Livres são atividades autogestionadas, organizadas por grupos de filiados ou simpatizantes, com o objetivo de debater os temas do 5º Congresso e produzir contribuições para o debate e deliberação dos congressistas. Apenas no estado de São Paulo, durante três meses, cerca de 13 mil pessoas se mobilizaram em torno de 140 eventos.

Para o presidente do PT-SP, Emidio de Souza, isso é resultado da participação “maciça e apaixonada da brava militância”. “É hora de o PT ir ao encontro da sua história. Preparar e pavimentar o caminho para o futuro e para novas vitórias”, afirma.

Para o vice-presidente e coordenador das redes sociais do PT, Alberto Cantalice, a ação das redes sociais foi um sucesso ao permitir a participação e a interação de milhares de pessoas. “Nas etapas do Rio e de São Paulo, as transmissões ao vivo foram acompanhadas por mais de três mil pessoas”, revela.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias