EUA não podem continuar intervindo na América Latina, diz Sanders

Pré-candidato democrata à Presidência disse que os Estados Unidos não podem continuar “derrubando governos ou tentando desestabilizá-los por razões econômicas”

O senador Bernie Sanders, pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, cobrou que a política intervencionista dos norte-americanos na América Latina termine, para então, iniciar um novo período de respeito mútuo. A declaração foi feita durante um bate-papo com o vocalista porto-riquenho René Pérez “Residente”.

“Os Estados Unidos não podem continuar intervindo na América Latina e derrubando governos ou tentando desestabilizá-los por razões econômicas”, disse.

Sanders garantiu que, se chegar à Casa Branca, fomentará “uma nova relação com a América Latina baseada no respeito mútuo”.

Sem mencionar o nome de Hillary Clinton, o vocalista do grupo Calle 13 comentou sobre a relação da ex-primeira-dama com o ex-secretário de Estado Henry Kissinger, que é apontado como um dos responsáveis por promover os golpes militares dos anos 1970 no Cone Sul. “Não compreendo como um latino pode apoiar a mesma candidata que apoia Kissinger, que tanto prejuízo causou para a América Latina”.

Sanders também mencionou sua viagem à Nicarágua durante os anos 1980 para mostrar sua rejeição ao apoio dos Estados Unidos e do presidente Ronald Reagan aos Contras, um grupo armado financiado pelo governo americano para lutar contra a Revolução Sandinista. O senador ainda se mostrou favorável a tornar Porto Rico um estado de pleno direito dos EUA, já que atualmente é um Estado Livre Associado, e de promover um referendo para que seus cidadãos possam decidir sobre o status político da ilha, com a independência entre as opções.

Sanders e Hillary se enfrentam nesta terça-feira nas primárias decisivas do estado de Nova York, nas quais a ex-secretária de Estado parte como favorita, segundo a maioria das pesquisas.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Uol