Evento em Passos Maia-SC reúne sem terrinhas de 37 assentamentos do MST

Encontro reuniu 210 crianças, que vieram de 7 escolas e 37 assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Santa Catarina

Coletivo de Comunicação MST/SC

No dia 10 de outubro foi realizado o Encontro Regional das Crianças Sem Terrinha no Assentamento Conquista dos Palmares, município de Passos Maia/SC. Cerca de 260 pessoas se envolveram na atividade, destas, 210 eram crianças Sem Terrinha. Trouxeram animação e energia de 37 assentamentos e sete escolas. Ao longo do dia muita música, brincadeiras e oficinas foram realizadas.

Dez crianças se organizaram para contar para as demais como foi ter participado do I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha, realizado em 2018. Depois de ter se preparado para falar aos demais, Yanni Munarini Pinheiro, de 13 anos, contou no microfone que para o encontro nacional “várias crianças saíram de suas casas e se encontraram em Brasília, éramos 1.000 crianças, e algumas eram de fora do Brasil, da Argentina. No encontro dos Sem Terrinha nós brincamos, nós sorrimos, nós lutamos, esse era o nosso lema, vamos repetir todos: Sem Terrinha em Movimento, brincar, sorrir, lutar, por Reforma Agrária Popular”.

Após a apresentação das crianças e das brincadeiras na grande roda, as crianças participaram das oficinas de rádio comunitária, capoeira, mandala de sementes, stencil, plantio de árvores, palhaço, brincadeiras e contação de história dos acampamentos. O plantio de árvores está integrado a campanha nacional de reflorestamento que o MST está desenvolvendo. Para o encontro dos Sem Terrinha foram arrecadas 300 mudas de árvores frutíferas e de árvores nativas. Parte delas foram plantadas durante a oficina e as demais foram distribuídas para plantio nas escolas e nas moradas das crianças.

Havia uma mesa que gerou muita curiosidade e deslumbramento entre os Sem Terrinha. A mesa estava repleta de livros de literatura, e cada uma das crianças pode escolher um livro para si e se comprometeram a ler para seus pais e seus amigos na escola. Greti Pavani, integrante do setor de educação, afirmou que “é com muita alegria que observamos as crianças se encantarem com os livros. Sabemos da importância das crianças desenvolverem o hábito da leitura desde a infância, pois os livros não só instigam a imaginação, mas podem contribuir para a humanização do ser. Por isso, ao organizar a atividade entendemos ser imprescindível trazermos presente a Campanha pelo Direito a Literatura nas Escolas do Campo, que o Movimento está organizando”.

Por MST

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast