Ex-líder do governo, Fontana é homenageado por deputados

Vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães assumiu liderança

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) se despediu nesta terça-feira (3), em plenário, da Liderança do Governo na Câmara, cargo que ocupou desde junho de 2014. O deputado José Guimarães (PT-CE) assumiu o a liderança.

“Subo à tribuna para agradecer a confiança da presidenta Dilma, que me honrou com essa escolha, permitindo-me defender, por diversos meses, um projeto e um governo que tenho a convicção de que está transformando o Brasil”, afirmou Fontana.

Fontana destacou o respeito à oposição, mas reiterou apoiar o projeto defendido pela presidenta Dilma Rousseff.

“Debatemos nesse plenário as críticas feitas pelos opositores ao governo, mas tenho a mesma opinião da maioria do povo brasileiro, que entendeu que a presidenta Dilma é a melhor opção para dirigir o nosso País”.
O ex-líder do governo disse que permanecerá ao lado da Bancada do PT para defender o programa do partido e para defender o governo Dilma.

“Pois eu então estou aqui, encerrando um desses períodos, e digo a todos vocês e à nossa querida presidenta Dilma que, durante esse período em que fui líder do seu governo, subi a esta tribuna muitas vezes para, com muita convicção, defender esse projeto que foi escolhido pela maioria do povo brasileiro”.

Reforma Política – Para o deputado, é preciso se empenhar ainda mais na luta pela reforma política.

“Lutar pela reforma política, que, tenho convicção, é a mais importante de todas as reformas de que o nosso País precisa e que vem acompanhada daquilo que é, dentro da reforma política, a mudança estrutural mais importante, que é a retirada do financiamento empresarial do processo eleitoral”.

Reconhecimento – Vários deputados fizeram questão de reconhecer, em plenário, o trabalho do deputado Fontana no exercício da liderança do governo, entre eles, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

“Eu queria, com certeza não só em meu nome, cumprimentar o líder Fontana, primeiro pelos seus valores, segundo por sua capacidade de diálogo, de estabelecer prioridades. E se eu fosse nominar, talvez começasse por um tema bastante complexo, que é uma responsabilidade nossa, que é a reforma política, para dar um exemplo da sua estatura ao perceber o que é relevante para o País”, afirmou.

O ex-líder da Bancada do PT, deputado Vicentinho (SP), destacou a habilidade do deputado Fontana na conciliação e na negociação de acordos para votações de matérias de interesse do governo, da bancada, do Parlamento e do povo brasileiro.

“Nosso agradecimento pelo seu esforço. Você e eu estamos concluindo uma fase aqui de lideranças. Mas quero lhe dar parabéns, agradecer-lhe e dizer que você é o cara, companheiro: leal, competente, digno e merecedor dessas homenagens e da confiança. O povo do Rio Grande do Sul, com certeza, se orgulha muito de você, porque nós nos orgulhamos de você”.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também agradeceu a disposição de luta do deputado Fontana. “A sua atitude cordial com cada colega honra o seu mandato parlamentar, honra o Brasil, honra a Câmara e honra o seu partido. Nós sabemos que neste ano há grandes tarefas, e na linha de frente, o senhor, o seu trabalho, a sua dedicação, estarão a serviço do Brasil”.

Da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara