Marília Campos dispara na liderança em Contagem com mais de 66% dos votos válidos

Ex-prefeita e atual deputada estadual, a candidata do PT disparou na liderança da corrida eleitoral na importante cidade mineira com 66,76% dos votos válidos. Uma das preocupações da candidata do PT é com a crise social que a prefeitura terá que enfrentar a partir de 2021, pós pandemia da Covid-19.

Divulgação

Marília Campos, prefeita de Contagem/MG

A deputada estadual Marília Campos, do PT, que já governou Contagem, cidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte, continua liderando com bastante folga as intenções de voto na disputa pela prefeitura.

De acordo com a pesquisa realizada pela Doxa Instituto de Pesquisa, a candidata petista tem 66,76% das intenções de voto na pesquisa estimulada, índice que é superior à soma de todos os demais candidatos.

Para se ter ideia da dianteira de Marília, o segundo colocado no levantamento, o Doutor Wellington (Republicanos) está com apenas 8,6%, seguido de Ivayr Soalheiro (PDT) com 7,0% e Felipe Saliba (DEM) com 5,98 dos votos válidos%.

Para se apurar o total de votos válidos, a pesquisa desconsidera os votos brancos, nulos, nenhum, não sabe e não respondeu.

A pesquisa da Doxa, contratada pelo Diretório nacional do Pt, foi realizada entre os dia 7 e 8 de novembro e ouviu 1.000 pessoas em Contagem. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais sob o número MG-01024/2020.

Crise social pós-pandemia preocupa

Marília governou Contagem no período de 2005 a 2012 e está em seu terceiro mandato como deputada estadual pelo PT de Minas Gerais.

Durante os seus dois mandatos como prefeita de Contagem, ela investiu muito em saúde, assistência social com implantação do SUAS, obras de infraestrutura, saneamento, investimentos em habitação popular e pavimentação de vias. E ainda recuperou a credibilidade da administração pública do ponto de vista orçamentário e financeiro e melhorou a arrecadação da cidade, retomando a sua capacidade de disputar projetos e fianciamentos.

Marília critica o atual prefeito de Contagem, Alex de Freitas (sem partido) e que não está disputando a reeleição, a quem ela acusa de fazer o governo distante da população, sem dar atenção aos problemas cotidianos e que governou de dentro do seu gabinete.

Para uma futura gestão da cidade,  candidata petista está preocupada com as conseqüências da crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus, principalmente na questão social. Ela espera uma crise social muito grave, pois as pessoas vão estar sem emprego e sem o auxílio emergencial que deve ir só até dezembro deste ano. Assim, as prefeituras em todo o país terão que lidar com uma crise social muito maior do que a verificada durante a pandemia.

Além disso, outras demandas sérias estão concentradas nas áreas da saúde, principalmente com relação às consultas especializadas e cirurgias eletivas; na educação, a prioridade é será na fase da infância e também o problema da moradia que tem focos nas áreas de risco com déficit habitacional muito grande que só poderão ter solução com programas que funcionem no modelo do Minha Casa, Minha Vida.

Para as eleições municipais de 2020, o PT de Contagem fez aliança com o MDB, PCdoB e PSB. O candidato a vice pela coligação é o fisioterapeuta e ex-deputado estadual Ricardo Faria, do MDB.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil

Mais notícias

PT Cast