Ferrovia Norte-Sul começa a operar entre Palmas e Anápolis

ANTT autoriza operação de transporte comercial de cargas

A autorização para o início da operação comercial do trecho da Ferrovia Norte-Sul compreendido entre os pátios de Porto Nacional (quilômetro 720) e Gurupi (quilômetro 940), entre os estados de Tocantins e Goiás, foi publicada na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União (25).

O trecho está situado entre Palmas (TO) e Anápolis (GO) e terá como finalidade o transporte comercial de cargas. Depois de concluída, a ferrovia contará com mais de 4.000 quilômetros compreendidos entre Barcarena (PA) e Rio Grande (RS).

A Ferrovia Norte-Sul foi projetada com o objetivo de promover a integração do território nacional, diminuir custos para transporte de cargas e interligar as regiões brasileiras, por meio das suas conexões com ferrovias novas e existentes.

Iniciado ainda na década de 1980, a partir de ligação com a Estrada de Ferro Carajás, o empreendimento terá a extensão de 4.155,6 quilômetros quando concluído e cortará os estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

PT Cast