Festas Juninas: Consórcio Nordeste alerta para alta de casos de Covid-19

Com o crescimento de 50 mil novos casos diários no país, o Comitê Científico do consórcio alerta para risco do aumento da transmissão do vírus e orienta recomendações para frear contaminação

Divulgação/Site do PT

Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda campanha de cuidados por causa dos novos casos de Covid no Brasil

Tendo em vista o atual quadro global e nacional da pandemia da Covid-19, que voltou a registrar mortes e infecções pelo Coronavírus, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu alerta para que os governos implementem campanhas de orientações para evitar a transmissão do vírus, especialmente nas festas juninas.

De acordo com o comitê, o Brasil registra cerca de 50 mil novos casos por dia. O número mundial chega a 500 mil. Portanto, o Brasil tem 10% do número de casos de novos casos de Covid do mundo, com aproximadamente 150 mortes por dia.

Para o Consórcio Nordeste, este aumento é resultado do relaxamento geral da sociedade em relação à doença e também da decisão do Ministério Saúde de revogar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, pondo fim ao estado de emergência devido à pandemia da Covid-19, o que contribuiu para que todos governos estaduais eliminassem as medidas de isolamento social e da exigência do uso de máscaras em ambientes fechados.

Um dos coordenadores do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste, Sérgio Rezende, frisa que apesar da importância da data festiva para a região, é imprescindível tomar os cuidados contra a Covid, que ainda segue matando.

“A festa de São João é uma data importantíssima para o Nordeste. Esse ano mais importante ainda porque o São João está sendo celebrado depois de dois anos de pandemia, que nos deixou todos muito presos. Quero falar das recomendações porque elas são dirigidas aos governantes, mas também são dirigidas a vocês, a todos e a todos nós. A pandemia não acabou, infelizmente ela não acabou! O vírus está circulando e o vírus passa de pessoa para pessoa. A recomendação básica mais importante é que as pessoas usem máscaras sempre que tiver na presença de outras pessoas desconhecidas”, destaca Rezende.

Orientações

Veja abaixo as recomendações a governantes estaduais e municipais em relação à campanha contra a Covid-19:

  • 1- Implementar campanhas para o uso de máscaras faciais em transporte público, em ambientes fechados e nos espaços abertos com aglomerações, como nos estadios de futebol, entre outros. É importante mostrar à população que a pandemia não acabou, e que o uso de máscaras e higienização das mãos são medidas preventivas essenciais para a proteção individual e coletiva. O Comitê também sugere aos responsáveis por restaurantes, cinemas, teatros, super mercados, lojas comerciais, academias de ginásticas, escolas, universidades e outros espaços, que mantenham os avisos recomendando o uso de máscaras para proteção da saúde dos frequentadores, mesmo sem medidas restritivas dos governos. Finalmente, o Comitê alerta que esses cuidados serão mais importantes ainda nas festas juninas e nas campanhas eleitorais que estão se iniciando, onde as aglomerações são inevitáveis. Nas campanhas será desejável que os políticos usem máscaras em suas caminhadas e comícios, pois eles são referências para muitas pessoas.
  • 2- Intensificar a vacinação, pois está comprovado cientificamente que as pessoas vacinadas são menos susceptíveis a desenvolver quadro grave da Covid-19. Embora em torno de 83 % da população do País já tenha sido vacinada com duas doses, pouco mais de 50% recebeu a dose de reforço. A vacinação de crianças também está muito aquém do necessário. Por isto, é da maior relevância que os governos promovam campanhas públicas de esclarecimento sobre a importância da vacinação e que desconstruam as ‘fake news’ que são constantemente disseminadas nas redes sociais, assim como a busca ativa daqueles que ainda não receberam a segunda ou a terceira dose, visando completar a imunização. É necessário ampliar a cobertura vacinal em todas faixas de idades, mas principalmente nas crianças e nos idosos;
  • 3- Vacinação contra a gripe do H3N2. Na região Nordeste, a gripe continua se disseminando e as internações hospitalares de pessoas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) são comparáveis às de pacientes com Covid-19. Este Comitê recomenda aos Governadores e Prefeitos do Nordeste que façam campanhas de divulgação da necessidade de vacinação contra a gripe e da disponibilização de vacinas nos postos da rede pública de saúde.

Acesse o boletim do Comitê Científico, na íntegra, aqui.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast