Lula reverte negacionismo de Bolsonaro e aumenta cobertura vacinal infantil

Ministério da Saúde anunciou aumento na oferta de imunizantes em 13 dos 16 principais do calendário infantil

Julia Prado/MS

Programa Nacional de Imunizações teve alta de 7,1% na cobertura vacinal em comparação com 2022

Com o governo Lula, o Brasil testemunhou um aumento significativo nas coberturas vacinais em 2023, revelou o Ministério da Saúde (MS), destacando a reversão do declínio observado nos últimos anos.

De acordo com o MS, houve o crescimento da cobertura de vacinas em 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI), consolidando uma média de alta de 7,1 pontos percentuais em comparação com 2022.

Entre os destaques desse avanço estão as vacinas contra a poliomielite, pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, meningocócica C, pneumocócica 10, tríplice viral e reforço da tríplice bacteriana. Este resultado, observado em todo o país, sinaliza uma retomada fundamental na proteção da saúde infantil, revertendo o cenário herdado do governo negacionista de Bolsonaro.

Leia mais: Após 7 anos de queda, cobertura vacinal infantil volta a crescer no país

Compromisso

A ministra da saúde, Nísia Trindade, lembrou o período bolsonarista e enfatizou a importância do aumento no número de vacinados, reafirmando o compromisso da pasta com a reconstrução de uma das principais políticas de saúde pública. Ela ressaltou o papel do Programa Nacional de Imunização e da credibilidade da população no serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vivemos ainda hoje os problemas consequentes, decorrentes, de uma visão de negação das vacinas como forma de proteção à nossa sociedade, com a queda de coberturas vacinais de uma maneira muito clara”, lamentou a ministra.

“Isso ocorreu a partir de 2016, mas nós vimos esses efeitos muito fortemente no último governo. E, no ano passado, com o Movimento Nacional pela Vacinação, nós alcançamos um aumento das coberturas vacinais de 13 das 16 vacinas do Programa Nacional de Imunizações. Então, estamos num caminho de recuperação para que  o Brasil tenha essa proteção necessária. Isso requer uma ação firme, constante”, explicou Trindade.

Eliane Cruz, coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do PT, elogiou o empenho do governo Lula e da ministra Nísia Trindade, destacando o exemplo público fornecido pelo presidente ao se vacinar em espaços públicos. Eliane destacou a importância de fortalecer campanhas, educação em saúde e mobilização social para promover a confiança na vacinação e na prevenção de doenças.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

“Pouco a pouco, vamos superando as visões negacionistas na relação de cuidados em saúde por meio da prevenção de doenças que as vacinas sempre proporcionaram. É importante fortalecer as campanhas, a educação em saúde e a mobilização social para recuperar o Programa Nacional de Imunização e a credibilidade da população neste importante serviço do SUS”, defendeu.

“O empenho do governo Lula e da ministra Nísia nesta pauta, trazem o necessário exemplo público para o aumento da cobertura vacinal para mais saúde e qualidade de vida.Quando Lula ofereceu seu braço para ser vacinado em público, ele  estendeu as mãos ao povo para que sintam segurança neste tratamento”, completou.

Avanço na cobertura vacinal

A melhoria na cobertura vacinal em relação a 2022 também foi observada pelo Unicef, em especial da imunização infantil contra a poliomielite. Isso indica um esforço contínuo para cuidar da saúde de todas as crianças brasileiras, com ênfase na colaboração entre os ministérios da Saúde, Educação e Assistência Social para encontrar e imunizar aquelas que ainda não foram vacinadas.

O avanço das coberturas vacinais no Brasil é um marco significativo na proteção da saúde pública, mas também destaca a necessidade contínua de investimentos e esforços para garantir que todas as crianças tenham acesso à imunização necessária para uma vida saudável.

Da Redação, com informações da Agência Brasil