Filme sobre o golpe, “Tchau Querida” tem pré-estreia na Vigília

Documentário produzido pelos Jornalistas Livres foi filmado nas manifestações de Brasília nos dias de votação de abertura do processo de impeachment

Gustavo Aranda

Cartaz do filme "Tchau, Querida", que será lançado no próximo mês, mas tem pré estreia nesta quinta em Curitiba

Acontece na próxima quinta-feira (10), na Vigília Lula Livre, em Curitiba, a pré-estreia do documentário “Tchau, Querida”, uma produção dos Jornalistas Livres filmada em 2016 em Brasília, nos fins de semana das votações, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que determinaram o afastamento da presidenta eleita Dilma Rousseff.

O filme, dirigido pelo documentarista Gustavo Aranda e pelo jornalista Vinícius Segalla, procura construir um retrato do Brasil nos dias em que o impeachment foi aprovado, com todas as pessoas, ideias e argumentos que se colocaram durante o processo de deposição de Dilma Rousseff, seja contra, seja a favor, seja os que consideram um processo legítimo, seja os que classificam como golpe.

“O espectador vai tirar suas conclusões sobre todo o processo. Não buscamos identificar qual lado estava certo. O filme busca ser um registro de um momento, um instantâneo de um país que se dividia em campos antagônicos”, afirma Gustavo Aranda, que além de dirigir o documentário, também é responsável pela captação das imagens e entrevistas realizadas para o filme.

“Nem eu, nem o Gustavo nem os Jornalistas Livres jamais escondemos o lado em que estamos dentro desta divisão que se dá no país. Estamos do lado da democracia, da presidenta legitimamente eleita, da institucionalidade. Isso posto, conforme qualquer espectador que venha a assistir ao filme poderá comprovar, não se trata de opinião. O filme registra fatos, imagens, vozes, discursos. Não há cortes bruscos, não há edição enviesada. O Brasil verde e amarelo e o Brasil vermelho estão ali”, completa Vinícius Segalla, co-diretor.

A exibição de “Tchau, Querida” acontece nesta quinta-feira (10), às 20h, na Vigília Lula Livre, no salão da casa da Democracia, na rua José Antônio Leprevost, 171, no bairro de Santa Cândida, em Curitiba. A entrada é gratuita. Após a exibição do filme, haverá uma mesa de debate com a presença de Laura Capriglione, fundadora dos Jornalistas Livres, do presidente estadual do PT-PR, Dr. Rosinha, e do diretor Vinícius Segalla.

Da Agência PT de Notícias, em Curitiba