Focus Brasil #98: A volta da UNASUL?

Nova edição da Focus traz a cobertura da reunião de presidentes sul-americanos no Itamaraty e a assinatura do Consenso de Brasilia. Confira

FPA/Site do PT

Leia a nova edição da revista Focus, editada pela Fundação Perseu Abramo

A retomada da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), um dos eixos da política externa do governo Lula é tema de reportagem de capa da nova edição da Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo. A publicação de número 98 traz a cobertura completa da reunião ocorrida em Brasília na semana passada e que gerou o Consenso de Brasília.

“Criada em 2008 e abandonada pelo Brasil e outros membros fundadores, a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) pode ganhar nova fundação e aprofundar as relações entre os países do continente sul- -americano””, relata a Focus. “Esta é a vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que abriu, na terça-feira, 30, uma reunião de chefes de Estado da região, realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília”.

A Focus também aborda o retorno das relações entre Brasil e Venezuela, marcado por uma reunião bilateral entre os presidentes Lula e Nicolás Maduro. “Maduro visita o Planalto e retoma comércio bilateral, cooperação energética, proteção das fronteiras e combate ao crime organizado entre os dois países”, destaca a revista, informando ainda que o fluxo comercial entre os dois países caiu desde o Golpe de 2016.

Na seção Carta ao leitor, o diretor da FPA Alberto Cantalice faz um a defesa do papel estratégico da Petrobras para a soberania brasileira, incluindo a possibilidade de exploração na foz do Amazonas. “Diferentemente do que vem sendo propalada por uma série de apressados, só haverá prospecção nessa região se for devidamente aprovada pelo Ibama e os demais organismos do meio ambiente”, lembra Cantalice.

“A expertise adquirida pela empresa na descoberta e exploração nas camadas do pré-sal nos permite garantir que a preservação dos leitos naturais não estará sob risco”, argumenta.

O mesmo Cantalice, ao lado de Pedro Camarão, conduz uma entrevista com a ex-ministra da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial e pedagoga, Nilma Lino Gomes. A professora alerta que o Brasil não superou o racismo estrutural e secular e trata do caso do jogador Vicinius Júnior, vítima da racismo na Espanha.

“Nós sabemos que o Vinícius Júnior não é a única vítima. Outros jogadores brasileiros negros também sofreram racismo por parte de torcidas e nenhuma providência mais efetiva vinha sendo tomada”, opina a ativista. “Embora alguns denunciassem, a forma como reagiram não foi também tão efetiva quanto, na minha opinião, a do Vinícius Júnior, de se colocar como alguém que deve ser respeitado sendo um homem negro”.

As boas notícias na economia também ganharam destaque na revista, a exemplo do surpreendente crescimento do PIB no primeiro trimestre (1,9%) e da taxa de desemprego (8,5%), a menor desde 2015.  “O governo Lula vai aos poucos mostrando resultados palpáveis de melhora no ambiente econômico brasileiro”, comemora a publicação. “Depois do desastre do governo anterior, o mercado de trabalho mostra um suspiro”.

Na cultura, a partida do escritor, poeta e dramaturgo espanhol, Antonio Gala, aos 92 anos. “Antonio Gala publicou livros de poemas e obras de teatro, mas teve grande destaque em 1990, quando “O manuscrito carmesim, seu primeiro romance, ganhou o Prêmio Planeta”, informa a revista. “Três anos depois, publicou “La Passión Turca”, que ganhou versão no cinema por Vicente Aranda, protagonizada por OBITUÁRIO Reprodução Ana Belén, sucesso de bilheteria na Espanha”.

Leia a edição completa da Focus 98 aqui.