Fora Bolsonaro: Campanha mobiliza militância em todo o país nesta sexta

PT convoca militantes e dirigentes a participar dos atos e manifestações a favor do Impeachment Já!

Site do PT

Fora Bolsonaro ecoa em todo o país

Sexta-feira, 10 de julho,  é o Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro contra a permanência de Jair Bolsonaro à frente da Presidência da República.

O Partido dos Trabalhadores, como não poderia ser diferente, participa ativamente desse movimento de protesto da sociedade, que decidiu empunhar a bandeira do ‘Fora Bolsonaro’ e reforçar o grito popular pelo Impeachment Já.

A direção nacional do PT mobiliza os seus milhares de militantes e de dirigentes em todo o país para que se unam às centenas de organizações da sociedade civil, às frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, centrais sindicais e aos partidos de oposição para tomarem as ruas e expressarem a sua insatisfação com o desgoverno de Bolsonaro.

Em nota divulgada esta semana pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, e pelo secretário-geral Paulo Teixeira, o PT faz um chamamento à mobilização da militância petista: “Torna-se urgente reunirmos as organizações políticas e entidade sociais que estão comprometidas com a democracia para estabelecermos iniciativas conjuntas na defesa do nosso país e dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras”.

O PT pretende também mobilizar a sociedade civil para aumentar a pressão popular, levando o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a aceitar um dos 40 pedidos de impeachment que já foram apresentados ao Congresso Nacional pelo impedimento de Bolsonaro.

No site da Campanha Fora Bolsonaro os organizadores fazem um alerta a respeito do caráter neofascista do atual governo.

“Não há mais dúvidas de que há uma disposição na cúpula do Executivo Federal em avançar na retirada de direitos, ataques à soberania nacional e na promoção de medidas de fechamento do regime, através da contenção dos demais poderes, da instrumentalização para fins políticos de órgãos de inteligência, investigação e segurança e do estímulo à movimentos na sociedade civil de caráter neofascista”.

As centrais sindicais também preparam grandes atos e manifestações por todo o país. Levando-se em conta as limitações impostas pela pandemia, na sexta-feira, serão realizadas assembleias nos locais de trabalho, pela manhã, e atos simbólicos de rua.

“Vamos convencer a maioria da população brasileira que, com Bolsonaro, não dá mais”, afirmou o presidente da CUT, Sérgio Nobre, ao fazer a convocação para a mobilização desta sexta-feira.

Estão previstas diversas ações para permitir a ampla participação dos trabalhadores e da população em geral, como a convocação para usar roupa preta, colocar um pano preto nas janelas, realização de twitaço, ações nas redes sociais e um panelaço nacional à noite.

Sexta-feira – 10 de julho – Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro

1. Ações simbólicas nas principais cidades do Brasil denunciando a política genocida de Bolsonaro frente à pandemia.  (Exemplo: Fazer uma instalação com dezenas de cruzes em locais de grande circulação de pessoas ou em pontos turísticos dessas cidades, circundando uma faixa com a inscrição Fora Bolsonaro.
  2. Está prevista a manifestação organizada por movimentos populares em mais de 20 estados  que ocorrerão nas casas, comunidades, associações, conjuntos populares,  ocupações, favelas, bairros das periferias. A ideia é protestar em pequenos grupos respeitando as regras de isolamento social, com cartazes e apitos, simultaneamente.
  3. Neste dia também acontecerão assembleias em locais de trabalho organizadas pelo Fórum das Centrais
  4. Também acontecerá um Ato Inter-Religioso intitulado “Quem tem fé defende a vida e a democracia – Um milhão de velas – Fora, Bolsonaro.”
  5. Agitação nas redes com a hashtag #ForaBolsonaro
  6. Barulhaço nas janelas por #ForaBolsonaro, a partir das 20 horas.
  7. Intervenções simbólicas. A proposta é quem não puder participar das atividades listadas acima, possa colocar um pano preto em sua janela para simbolizar o luto pelos milhares de mortos pela Covid-19, mas ao mesmo tempo ressignificar transformando este momento em luta em defesa da vida.

Importante: Todas ações devem respeitar os cuidados sanitários e de distanciamento social.

No sábado (11) será realizada a Plenária Nacional Fora Bolsonaro, atividade  virtual que reunirá milhares de participantes de todo o país. Nesta atividade serão definidas as próximas ações da Campanha.