Gleisi: “As pessoas querem votar em Lula e vamos garantir esse direito!”

Em entrevista ao programa Rádio Verdade, do Sistema Arapuã de Rádio, da Paraíba, senadora garante que o partido e o ex-presidente não vão deixar o povo na mão

Alessandro Dantas/PT no Senado

Gleisi Hoffmann

A senadora e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reforçou mais uma vez o compromisso do PT em manter a candidatura do ex-presidente Lula nas eleições de outubro. “O presidente Lula não perdeu seus direitos políticos. Ele não vai deixar o povo brasileiro na mão: é o favorito da maioria e seu nome estará nas urnas à disposição do eleitor”, afirmou.

“As pessoas querem votar em Lula e nós vamos garantir esse direito!”

A candidatura de Lula será registrada no dia 15 de agosto, quando se abre o prazo legal para a apresentação de postulantes a todos os cargos em disputa no pleito de 2018. Gleisi explica que a condenação do ex-presidente pelo TRF-4 não suspende seus direitos políticos — o direito de votar, ser votado e ocupar cargos públicos. Só o trânsito em julgado, a conclusão definitiva de um processo, a partir da sentença final do Supremo Tribunal Federal (STF), teria esse poder.

Candidatura sem empecilho

“Lula é inocente e nem mesmo essa condenação injusta retira seu direito de disputar as eleições”, ressaltou Gleisi Hoffmann, em entrevista, nesta quarta-feira (16), ao programa Rádio Verdade, do Sistema Arapuã de Rádio, da Paraíba.

Nem mesmo a Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis os condenados em segunda instância, é empecilho para que o ex-presidente dispute um terceiro mandato.

É que um artigo dessa legislação assegura que a inelegibilidade pode ser suspensa até a data da diplomação do mais votado. Como Lula ainda pode reverter a condenação na terceira instância (O Superior Tribunal de Justiça) ou na última instância (o STF), seu direito de disputar o pleito de outubro está preservado.

Mantido como preso político há quase 40 dias em Curitiba, Lula continua a liderar com larga folga todas as pesquisas de intenção de voto. Segundo o mais recente levantamento, divulgado na última segunda feira (14) pela CNT/MDA, o ex-presidente tem 32,4% dos votos em um primeiro turno (o segundo colocado alcança apenas 16,7%).

Lula também é franco favorito em todos os cenários de segundo turno: vence Alckmin (por 44,9% a 19,6%), Bolsonaro (por 45,7% a 25,9%), Henrique Meirelles (por 47,1% a 13,3%), Marina Silva (por 44,4% a 21%) e Temer (por 49% a 8,3%).

Ainda na entrevista à Rádio Verdade, Gleisi reafirmou a importância de intensificar o diálogo e negociações com as forças progressistas visando a construção das alianças para as disputas para o Senado e governos estaduais, que cumprem papel essencial na luta para reverter o desmonte promovido no país pelos partidários do golpe de 2016.

A senadora lembrou que o PT participa da Frente pela Democracia, Soberania e Direitos ao lado do PCdoB, PSB, PDT, PSOL, PCB e PCO, uma articulação que não tem objetivos eleitorais, mas expressa uma convergência, nesse momento tão grave para a história do País. A maioria dessas forças, ressaltou Gleisi, tem seu candidato à disputa presidencial. “No 1º turno, é claro que o PT gostaria de contar com o apoio de todos esses partidos, mas é legítimo que cada um apresente seu nome”.

Por Cyntia Campos, do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast