Gleisi Hoffmann apresenta plano de governo em entrevista ao G1

A candidata ao governo do Paraná pelo PT fará uma gestão voltada para saúde, educação e segurança pública

Foto: Agência Senado

Em entrevista ao G1 no último sábado (23), a candidata ao governo do Paraná pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, apresentou as propostas de seu plano de governo. Se eleita, a ex-ministra-Chefe da Casa Civil afirma compromisso especial com a área de saúde, por meio de programas como o Mais MédicosEspeciaalistas e o Exame na Hora Certa. Além disso, a petista promete reformas em todas as escolas do estado e ações de segurança voltadas para o combate ao crime e tráfico na região.

Para a candidata, é necessário acabar com a espera para atendimento em hospitais públicos. Ela acredita que, por meio do programa Mais Médicos Especialistas e o Exame na Hora Certa, a população contará com prazos mais rápidos para a realização de exames e diagnósticos. Para isso, a proposta da candidata é a aplicação de mais de 12% da receita em saúde, que possibilitará a melhor pagamento para profissionais e ações como a realização de mutirões para reduzir filas. “O mínimo é 12%, vamos chegar até onde for necessário, pelo menos, para implantar esses programas, que vão ao encontro das maiores necessidades da população”, disse.

Na segurança pública, a aposta da petista é a cultura de paz, que envolve ações de intervenção policial aliadas a políticas educativas direcionadas especialmente ao público jovem. Neste sentido, Hoffmann destaca a adoção do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC) Paraná Educação, para reforma e ampliação de escolas do estado. Na área de segurança, a candidata destacou a importância de ações conjuntas entre Forças Armadas, Polícia Federal, Rodoviária Federal, Militar Polícia Civil, Guarda Municipal, que funcionam no estado como legado da Copa do Mundo de 2014, além dos centros de comando e controle, que monitoram 24 horas por dia a região.

Para as famílias agriculturas, a candidata planeja estratégias alinhadas ao governo federal, voltadas para a assistência técnica e extensão rural. Ela destacou que, por meio de ações federais, atualmente as famílias do campo contam com crédito de 3,5% ao ano e juro de 2,5% para a aquisição de equipamentos. “Se você for em qualquer propriedade rural de pequeno agricultor você vai ver ele com caminhão, trator, carro, caminhonete – ele conseguiu investir na sua propriedade, e consegui pegar empréstimo para viabilizar o custeio da safra”, comentou.

Gleisi Hoffmann afirmou ainda a necessidade de restabelecer a Secretaria de Turismo do estado e disse ser a candidata ideal para assumir o governo da região. “Eu já assumi um universo maior que foi fazer o papel de Executiva interna do governo do Brasil. Me sinto preparada para governar o Paraná, por isso que resolvi enfrentar esse desafio” afirma.

Por Victoria Almeida, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast