Gleisi: Sem definir política de preços da Petrobras, desoneração dos combustíveis deve ser mantida

“A política de preços atual, implantada pelo golpe, faz o povo pagar em dólares por gasolina e diesel que são produzidos aqui no Brasil em reais. A tal PPI sempre foi inflacionária e só favorece a indecente distribuição de lucros e dividendos da Petrobrás”, afirma a presidenta do PT

Reprodução

"Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha", afirma a presidenta do PT. Imagem: Reprodução

A presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), defendeu nesta sexta-feira, 24, em seu perfil do Twitter, que a desoneração nos combustíveis deve ser mantida enquanto o governo não mudar a política de preços da Petrobrás.

A Medida Provisória que determinou a desoneração do Pis/Cofins e da Cide sobre os combustíveis vence na próxima terça-feira, dia 28 de fevereiro. No caso de não ser mantida, os impostos sobre a gasolina e o etanol devem voltar a ser cobrados a partir de 1º de março.

“Antes de falar em retomar tributos sobre combustíveis, é preciso definir uma nova política de preços para a Petrobrás. Isso será possível a partir de abril, quando o Conselho de Administração for renovado, com pessoas comprometidas com a reconstrução da empresa e de seu papel para o país”, advertiu ela.

Para Gleisi, “a política de preços atual, implantada pelo golpe, faz o povo pagar em dólares por gasolina e diesel que são produzidos aqui no Brasil em reais. A tal PPI sempre foi inflacionária e só favorece a indecente distribuição de lucros e dividendos da Petrobrás. Isso também tem de mudar”.

PPI: o que é e quando começou a dolarização dos combustíveis

“Nosso desafio é equilibrar uma política de preços mais justa com a geração de caixa necessária para retomar e impulsionar os investimentos da Petrobrás, fundamentais para o crescimento da economia, geração de empregos e de oportunidades. Isso também será possível a partir de abril”, afirmou.

Para Gleisi, “impostos não são e nunca foram os responsáveis pela explosão de preços da gasolina que assistimos desde o golpe e no governo Bolsonaro/Guedes. Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha”.

Da Redação

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast