Gleisi: “Vamos ao 2º turno com garra e queremos conversar com todo o Brasil” 

“O recado das urnas foi o de tirar Bolsonaro. Quase 60% votaram contra ele, primeiro presidente que, ao disputar a reeleição, chega em segundo lugar no primeiro turno”, observou a presidenta do PT

Divulgação

"Temos que comemorar esse resultado. Vamos ao segundo turno animados, como no primeiro" (foto: Divulgação)

Em entrevista à GloboNews na noite de segunda-feira (3), a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que o partido, a Coligação Brasil da Esperança e o presidente Lula estão animados para conquistar os votos que faltam para vencer as eleições.

“Não temos problema nenhum em disputar segundo turno, e vamos entrar com a mesma garra, a mesma firmeza, a mesma vontade, e queremos conversar com todo o Brasil”, disse Gleisi, que se reelegeu deputada federal pelo Paraná. 

LEIA MAIS: Lula: “A luta continua até a vitória final!”

Ela ressaltou que, no último domingo (2), os eleitores brasileiros deram uma importantíssima vitória a Lula e deixaram claro que querem mudar de presidente.

“O recado das urnas foi o de tirar Bolsonaro. Quase 60% votaram contra ele, e isso é um recado claro. Ele é o primeiro presidente que, ao disputar a reeleição, chega em segundo lugar no primeiro turno”, observou. 

Lula fez mais de 6 milhões de votos a mais que Bolsonaro, lembrou Gleisi. “O povo brasileiro quer mudar de presidente, quer mudança, segundo esses dados.”

Uma vitória a ser comemorada

A presidenta do PT esclareceu que a campanha de Lula e Alckmin sempre trabalhou com a possibilidade de a disputa ir para o segundo turno, afinal as pesquisas mostravam que a chapa formada pelo ex-presidente e pelo ex-governador teria entre 48% e 52% dos votos válidos.

“Lula fez 48,4% dos votos válidos. Isso é muito importante. Faltou apenas 1,6 ponto percentual para que a gente ganhasse. Faltou pouco”, avaliou, completando que, dadas todas as circunstâncias, trata-se de uma vitória extraordinária.

LEIA MAIS: Lula: “Quem teve a vitória que tivemos, seguramente aumentará no 2º turno”

Afinal, esse resultado ocorreu mesmo depois de toda a perseguição sofrida por Lula e pelo uso abusivo da máquina pública por parte de Jair Bolsonaro.

“Nunca se usou tanto, na história do Brasil, a máquina pública como se usou nesta eleição. Bolsonaro mudou a Constituição, soltou auxílio emergencial, baixou o preço dos combustíveis quando podia ter feito antes, usou muito recurso do orçamento público e ainda tivemos essa situação do orçamento secreto, com distribuição de verba para municípios. Então, não foi fácil enfrentar o que nós enfrentamos. E teve de novo também as fake news”, elencou. 

Por isso, para Gleisi, o resultado do primeiro turno é muito positivo. “Isso mostra a força que tem o presidente Lula diante do povo brasileiro. Temos que comemorar esse resultado. E vamos para o segundo turno animados, como estávamos no primeiro.” 

Aumentar o diálogo

Além de entusiasmo e garra para vencer também no segundo turno e retomar a democracia para o Brasil, outra de palavra de ordem da campanha de Lula será diálogo, adiantou Gleisi.

“Queremos agora ampliar os apoios, é importante. Tivemos, nas candidaturas do Ciro, da Simone e da Soraya, cerca de 9 milhões de votos. Nós queremos buscar esses votos, queremos que esses votos venham para o presidente Lula”, contou.

Segundo Gleisi, as conversas já foram iniciadas com os partidos dos três candidatos – PDT, MDB e União Brasil. “Espero que a gente possa sentar e conversar, respeitando os processos de decisão desses partidos. E conversar com setores da sociedade que ainda restam a conversar”, disse.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast