Governo amplia vacina bivalente contra Covid-19 para pessoas acima de 18 anos

Campanha vai beneficiar 97 milhões de brasileiros e brasileiras. Até 20 de abril, mais de 10 milhões de pessoas idosas foram imunizadas na primeira etapa de vacinação contra o Coronavírus

Julia Prado/MS

Governo Lula amplia reforço da vacina bivalente contra Covid-19 para pessoas acima de 18 anos. Foto: Júlia Prado/MS

O governo Lula ampliou a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), aproximadamente 97 milhões de brasileiros e brasileiras devem receber a imunização contra o Coronavírus.

Para receber a dose bivalente, a pessoa precisa ser imunizada com, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou no reforço.

Outra informação importante é que as vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) tenham sido recebidas no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido recebida há quatro meses e quem estiver com doses em atraso, pode procurar as unidades de saúde em sua região para atualizar a vacinação.

Gesto de responsabilidade   

No lançamento da campanha, o presidente Lula alertou a sociedade brasileira: tomar a vacina é um gesto de responsabilidade. Foram mais de 700 mil vidas perdidas para a Covid-19 no Brasil e o governo Lula deseja que o país volte a ser referência mundial nas coberturas vacinais.

10 milhões vacinados

Na primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid, mais de 10 milhões de pessoas receberam a vacina bivalente . Segundo o MS, o grupo prioritário foi de pessoas idosas entre 70 e 74 anos, que lideraram a lista do maior índice de vacinação. Pelo menos, 8,1 milhões foram imunizados até o dia 20 de abril.

Leia também: Fake news sobre vacinas são “ação criminosa”, diz ministra da Saúde

Ouça o boletim da Rádio PT sobre a ampliação da vacina bivalente contra a Covid:

Segurança comprovada

A segurança das vacinas tem eficácia comprovada, conforme o ministério, e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação de cobertura na dosagem bivalente tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.

Confira o calendário de vacinas aqui.

Leia mais: Vacinas contra a Covid-19 não aumentam risco de miocardite e morte. Entenda por que você pode confiar

Da Redação, com informações do Ministério da Saúde

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast