Governo de Minas investe R$ 8,8 mi em agricultura familiar

Verba está prevista na Lei de Orçamento e os investimentos devem ter prosseguimento nos próximos três anos

Em Minas, agricultura familiar é valorizada pelo governo Pimentel (PT)

Em Minas, agricultura familiar é valorizada pelo governo Pimentel (PT)

A agricultura familiar mineira representa 79% dos estabelecimentos agropecuários do Estado, com 437 mil propriedades. Para garantir o desenvolvimento sustentável no estado, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SEDA), criada na gestão do governador Fernando Pimentel (PT), vai investir, somente em 2015, R$ 8,8 milhões no setor agrícola.

De acordo com o futuro secretário de Desenvolvimento Agrário, Glênio Martins, além do investimento anunciado, já está garantido o recurso para retornar o Crédito Fundiário. O programa foi suspenso na gestão anterior por falta de repasse da verba estadual.

A liberação de recursos para as famílias de agricultores que participam do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) viabiliza, segundo o governo mineiro, a aquisição de propriedades não passíveis de desapropriação.

Para fortalecer as políticas estaduais voltadas para os agricultores familiares, o governo Pimentel tem feito ações para beneficiar os trabalhadores rurais. Como é o caso, do decreto da Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAAFamiliar), que amplia os canais de venda para os agricultores.

A medida foi regulamentada no inicio da gestão petista e define aplicação de, no mínimo, 30% dos recursos destinados à compra de gêneros alimentícios em produtos da agricultura familiar.

“Minas tem a segunda maior população rural do país, que é responsável por um terço do PIB mineiro. Ter uma secretaria específica significa gente trabalhando prioritariamente pela questão agrária” disse Martins.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Minas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast