Governo Lula abre inscrições para Diálogos Amazônicos na Cúpula da Amazônia

Sociedade civil, movimentos sociais, academias, centros de pesquisas e agências governamentais poderão pautar a formulação de novas estratégias da região; Participe!

Site do PT

Governo Lula abre inscrições para Diálogos Amazônicos na Cúpula da Amazônia. Foto: Site do PT

O governo Lula, por meio da Secretaria-Geral, abriu nesta segunda-feira (3) as inscrições para os Diálogos Amazônicos, que faz parte da programação da Cúpula da Amazônia no mês de agosto em Belém (PA). O encontro reunirá chefes de Estado dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, a OTCA, com sede no Brasil.

Podem se inscrever sociedade civil, movimentos sociais, academias, centros de pesquisa e autoridades governamentais do Brasil e demais países amazônicos que desejam participar e pautar a formulação de novas estratégias para a região.

As inscrições para as atividades podem ser realizadas até 21 de julho no site https://www.gov.br/participamaisbrasil/inscricoes-eventos-auto-organizados-dialogos-amazonicos. O site concentra informações sobre as atividades e a programação das plenárias.

Leia mais: Ao lado dos indígenas, Lula anuncia plano de realizar a Cúpula da Amazônia

Diálogos Amazônicos

Os Diálogos Amazônicos, agendados para os dias 4, 5 e 6 de agosto, contam com a participação da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além do Brasil.

Estão previstos nos diálogos atividades e interações com interface entre ciência e políticas públicas; autoridades locais e lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhas; acesso ao sucesso financeiro para o desenvolvimento, por exemplo.

A cúpula oficial dos governos federais será nos dias 8 e 9 de agosto.

A secretária-executiva adjunta da Secretaria-Geral da Presidência da República, Tânia Oliveira, ressalta que a reconstrução das políticas públicas para a região amazônica é uma das prioridades anunciadas pelo presidente Lula. “A cúpula será um marco importante nesse sentido, representando a melhor iniciativa internacional do Brasil em 2023”, assinala Oliveira.

Ela explica ainda que as atividades serão divididas entre plenárias, organizadas pelo governo federal com ampla participação social, e atividades auto-organizadas.

LEIA MAIS: Lula anuncia neste sábado (17), no Pará, Belém como sede da COP 30; veja o video