Governo Lula mobiliza 305 membros da Força Nacional para apoiar RJ

Por determinação do Ministério da Justiça, após solicitação do governo estadual, efetivo vai trabalhar em conjunto com a PF e a PRF no combate às milícias

PMERJ/Divulgação

Policiais diante de ônibus queimado no Rio: milícia responsável por ataque se fortaleceu sob o bolsonarismo

O governo Lula, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, enviou ao Rio de Janeiro, na noite de segunda-feira (23), mais 150 homens da Força Nacional (FN), em resposta aos ataques de milícias que aterrorizaram a Zona Oeste da cidade e terminaram com 35 ônibus e um trem queimados.

LEIA MAIS: Milícia bolsonarista promove terrorismo no Rio de Janeiro

O grupamento, mobilizado a pedido do governador Cláudio Castro (PL), se somou a 155 agentes que chegaram à cidade na semana passada, totalizando assim 305 membros da FN presentes na capital fluminense. Eles vão atuar em parceria com agentes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal que já estão no estado.

Além disso, seis presos por suspeita de participação nos atos estão sendo encaminhados para presídios federais. E, também por determinação do ministro da Justiça, Flávio Dino, representantes da pasta estão participando de reuniões nesta terça-feira com as superintendências da PF e da PRF no Rio.

Operações diárias e foco na inteligência

O secretário executivo Ricardo Cappelli; o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; e o comandante da Força Nacional, coronel Fernando Alencar, também têm encontros com as equipes dos governos estadual e municipal.

“Estamos mantendo e ampliando operações diárias no Rio, no que se refere à competência federal, com realização de prisões, investigações, patrulhamento e apreensões. Vamos aumentar mais ainda as equipes federais, em apoio ao Estado e ao Município”, informou Dino na rede social X, na noite de segunda-feira.

“Em um sistema federativo, temos que respeitar os demais entes da Federação e buscar ações convergentes, o máximo quanto possível. Foi assim que agimos em outros estados que atravessaram crises de Segurança neste ano de 2023. Teremos novas decisões nos próximos dias, sob orientação do Presidente Lula”, completou.

Outro foco da ação do Ministério da Justiça, segundo Ricardo Capelli, é a ampliação do trabalho de inteligência da PF no Rio. “Não existe solução mágica. Inteligência é o foco, mas também estamos atuando com ampliação do efetivo ostensivo com a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional”, afirmou à rede CNN Brasil.

Lula: “Governo não vai se esconder”

As ações tomadas pelo Ministério da Justiça vão ao encontro do desejo manifestado pelo presidente Lula durante a live Conversa com o Presidente, nesta terça-feira (24).

LEIA MAIS: Gleisi lembra que milícias se fortaleceram no governo Bolsonaro

Lula negou qualquer intenção de interferir no estado, mas ressaltou que o “governo não vai se esconder” e vai buscar “compartilhar as soluções”. O presidente acrescentou ainda que acionou também o ministro da Defesa, José Múcio.