Governo Lula vai investigar Enel por constantes apagões em São Paulo

Falhas na prestação de serviços pela concessionária e prejuízos da privatização serão alvos de processo administrativo solicitado pelo Ministério de Minas e Energia (MME)

Paulo Pinto/Agência Brasil

A Enel acumula um histórico de falhas na prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica em São Paulo

Com acúmulo de apagões, histórico de falhas na prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica em São Paulo e mais de R$ 300 milhões de multas, a concessionária Enel será alvo de processo de investigação pelo governo Lula. 

Nesta segunda-feira (1), o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira afirmou que será aberto um processo administrativo contra a Enel.

A investigação tem o intuito de averiguar os inúmeros apagões e falhas no serviço oferecido aos moradores da capital paulista.

A Enel tem sido alvo de constantes críticas e pedidos de investigação no estado de São Paulo, onde atende a cerca de 2,1 milhões de clientes, por praticar preços altos e oferecer um atendimento de qualidade insuficiente.

Atualmente, a concessionária fornece eletricidade para a capital e outros 23 municípios da região metropolitana de São Paulo. A empresa diz que a redução do quadro de funcionários (36%) não afetou o atendimento à população.

A última ocorrência sobre apagões ocorreu no mês passado, afetou 35 mil moradores e diversos bairros da região central da capital paulista, que ficaram sem luz. Em alguns casos, por mais de 48 horas.

Leia mais: Arlindo Chinaglia: crise de apagões no país é sequela das privatizações

Multas

A Enel já foi multada em mais de R$ 300 milhões pela Agência de Energia Elétrica (Aneel), segundo o ministro de Minas e Energia. 

Ele também afirmou nas suas redes sociais que o processo será feito com o maior rigor, garantindo amplo direito de defesa, e que ao fim do processo pode acarretar inclusive o cancelamento da concessão da Enel.

Alvo de CPI

A concessionária Enel é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa de São Paulo, e poderá ser investigada também pela Câmara Municipal de SP.

A vereadora Luna Zarattini (PT-SP) apresentou requerimento solicitando a instalação de uma CPI para investigar a Enel por apagão no atendimento a consumidores, em novembro de 2023.

Da Redação, com informações da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast