Governo retoma diálogo com base aliada na Câmara

Líder do governo na Câmara anuncia retomada do debate com o Executivo sobre a correção da tabela do Imposto de Renda

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), anunciou, nesta terça-feira (3), a intenção do Executivo em retomar as negociações com a base aliada sobre a proposta de reajuste da tabela do Imposto de Renda. O anúncio aconteceu após reunião entre os líderes da base e o ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas.
Segundo Guimarães, o compromisso acertado com o governo atende às reivindicações das lideranças e deve evitar que propostas sejam enviadas ao Legislativo antes de serem recebidas pela base. “Isso foi uma sinalização muito importante”, declarou.

A iniciativa de ouvir os parlamentares faz parte da estratégia do Executivo de se aproximar do Congresso e fortalecer a base governista. Segundo Guimarães, a presidenta Dilma Rousseff irá receber os líderes dos partidos aliados na Câmara até quinta-feira (5), para debater o atual cenário econômico e político.

“É uma nova pactuação. A ideia é que os líderes sejam protagonistas. As lideranças não podem assumir o papel de apenas dizer ‘sim’ ou dizer ‘não’. Precisam ser protagonistas das matérias que vão tramitar aqui na Casa”, completou o deputado.

“Também iremos fazer uma reunião semanal entre a liderança do Governo e os líderes da base, o que, eventualmente, poderá contar, caso necessário, com a participação de algum ministro”, adiantou.

A presidenta Dilma Rousseff vetou a correção da tabela em 6,5% e propõe um limite de 4,5%. Entretanto, o Congresso aguarda nova proposta do governo para debater a melhor alternativa a ser votada.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast