Graças a Bolsonaro, brasileiro é rejeitado no mundo todo

Cerca de 100 países ou proíbem totalmente ou fazem restrições à entrada de brasileiros. Motivo é o descontrole da pandemia de Covid-19

Site do PT

Em 19 de janeiro de 2012, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou, em plena Disney World, na Flórida, que seu governo adotaria medidas para facilitar a concessão de vistos para turistas brasileiros. Era o 10º ano dos governos do PT, e o Brasil era admirado não só pelos americanos, mas por todo o mundo, que abria as portas para o brasileiro.

Menos de 10 anos depois, Jair Bolsonaro conseguiu reverter totalmente a situação. Graças ao negacionismo e à incapacidade do governo de combater a pandemia de Covid-19, o brasileiro deixou de ser admirado e bem-vindo e se tornou temido e rejeitado.

Levantamento da Folha de S. Paulo, com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), mostra que o Brasil é o segundo país com o maior número de restrições para entrada em outras nações. Hoje, 17 países proíbem a entrada de pessoas passageiros que estiveram no Brasil ou simplesmente vetaram voos que partem daqui. Nessa lista o Brasil empata com a África do Sul e só fica atrás do Reino Unido, que tem restrições desse tipo de 25 países.

Outro levantamento, feito pelo Estado de S. Paulo, mostra que, além desses 17, pelo menos 83 países impõem algum tipo de restrição aos brasileiros, como a exigência de um teste negativo para Covid-19. Ou seja, se o passageiro vindo do Brasil não provar que está livre do vírus, é impedido de entrar.

A rejeição aos brasileiros é tão grande que especialistas dizer ser “importante checar a situação diretamente com a representação estrangeira no Brasil antes de planejar qualquer viagem”, afirma a matéria do Estadão, republicada pelo UOL.

Da Redação, com Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast