Guarulhos: Coligação liderada pelo PT aposta em cidade sustentável e tecnologia

Plano de governo do petista Elói Pietá, que governou a cidade no período de 2001 a 2008, prioriza investimentos em sustentabilidade e tecnologia da informação

Site do PT

Elói Pietá, candidato a prefeito do PT em Guarulhos/SP

O PT disputa novamente – e com chance de vitória – a prefeitura de Guarulhos, uma das cidades mais importantes e a segunda mais populosa do estado de São Paulo. O petista Eloi Pietá, que já governou a cidade por dois mandatos consecutivos (2001 – 2008) é o candidato a prefeito, juntamente com a professora Adê Rocha, do partido Rede Sustentabilidade, candidata a vice na chapa. A Coligação “Pra Guarulhos Crescer de Novo” tem ainda o Solidariedade na sua composição.

Em seu plano de governo registrado no TSE, a Coligação liderada pelo PT cita os maiores problemas verificados na cidade ao longo dos anos, entre eles a o desemprego, o desemprego, a perda de renda dos autônomos e dos micros e pequenos empresários e o aumento da pobreza que pode ser constatado nas ruas da cidade. Além disso, a população sofre com os serviços precários nos bairros e problemas graves com relação à mobilidade urbana.

“Guarulhos vive longos anos de estagnação do poder local. Nenhuma iniciativa importante foi tomada pela Prefeitura nos últimos anos para aliviar os problemas de Guarulhos, alguns estruturais, outros gerados pelo próprio crescimento da cidade, todos agravados pela crise que se arrasta desde o ano de 2015, agravada no ano de 2020”, diz um trecho do documento.

Retomada do desenvolvimento

De acordo com o plano de governo da Coligação, o centro das metas do futuro governo é a retomada do desenvolvimento com a recuperação dos segmentos da economia e das classes trabalhadores prejudicados pela crise anterior à pandemia e agravada mais ainda com os efeitos dela. E critica a postura da atual administração de Guarulhos frente aos efeitos da crise no município.

A atual gestão da Prefeitura preferiu ficar ausente da questão econômica, como se o poder institucional local se rendesse e nada pudesse fazer em tão importante assunto para a cidade e seu povo. Deixou a economia apenas ao seu curso espontâneo, com o agravante de serem tempos de crise. Virou as costas para os autônomos, para os micros e pequenos empresários, e para trabalhadoras e trabalhadores que dependem de salário. Extinguiu importantes programas de geração de renda“, denuncia o texto.

O plano aponta para o que deve ser feito para se alcançar a retomada econômica em Guarulhos.

A proposta se baseia em pensar a cidade de maneira sustentável econômica, social e ambientalmente, tudo isso articulado com as áreas da educação e da cultura. A preservação e a proteção da economia existente ocorrerá em paralelo ao desenvolvimento tecnológico que incentivará a inovação da produção e que irá preparar as pessoas para as mudanças que estão em curso no mundo do trabalho.

A proposta inclui também a abertura de um amplo diálogo com os setores econômicos, sindicatos de trabalhadores, associações empresariais e os micros, pequenas, médias e grandes empresas.

Elói Pietá e a candidata a vice, Adê Rocha, durante atividade de campanha. Foto: Divulgação

Investir em tecnologia da informação

Outra área em que a candidatura aposta para melhorar os serviços públicos oferecidos à população e, como consequência, o desenvolvimento da cidade é a tecnologia da informação.

“Precisamos democratizar o acesso à tecnologia, tornando melhor a vida das pessoas. Guarulhos se mostra extremamente precária no emprego da Tecnologia da Informação em suas atividades e na disponibilização do acesso ao cidadão. Durante a pandemia, descobrimos a importância da tecnologia para a sociedade, como instrumento de transformação e construção do desenvolvimento, ao mesmo tempo em que se revelou a ausência de uma política da atual gestão que fosse voltada ao desenvolvimento e à inserção tecnológica”, constata o programa da Coligação.

 Entre as propostas da candidatura para o setor estão o desenvolvimento de programas de inclusão digital, retomada dos telecentros como espaços democráticos para dar acesso aos cidadãos, disponibilizar wifi de forma gratuita nos ônibus e equipamentos públicos, desenvolver um aplicativo que permita à população de Guarulhos ter acesso a todos os serviços eletrônicos da prefeitura, além fazer parcerias com instituições de ensino da tecnologia e retomar a implantação do Parque Tecnológico.

Saúde integrada com as áreas sociais

A campanha de Elói Pietá critica fortemente a atual gestão da Prefeitura de Guarulhos, cuja incompetência e mau uso do dinheiro público, aliados à sanha privatizante e a falta de democracia e diálogo com o funcionalismo provocaram um grande retrocesso no sistema de saúde do município.

A proposta da candidatura de Elói Pietá é alterar de forma radical a atual situação e promover uma grande transformação no setor, através da integração com a educação, a assistência social, moradia, esporte, cultura, trânsito e segurança pública.

A meta é avançar no cumprimento da chamada Agenda 2030 da ONU, principalmente no objetivo número três que trata de assegurar uma vida saudável e promover o bem estar de toda a população, em todas as faixas de idade. E também garantir o acesso na prevenção de doenças e promoção da saúde na Atenção Básica.

A candidatura apresenta ainda diversas propostas específicas em todas as áreas de atuação da administração municipal, com políticas públicas para a segurança pública, ações para promoção da juventude, cultura, infraestrutura, transporte público, assistência social, moradia popular, meio ambiente, entre outras.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil

Mais notícias

PT Cast