Haddad é destaque na imprensa internacional

Trabalho para melhor a mobilidade na capital paulista, com adoção de ciclovias, foi tratado pelo jornal “The New York Times” e pelo periódico espanhol “El Pais”

Foto: Fábio Arantes/Secom

As ações pioneiras de melhoria da vida urbana implantadas pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), estão em evidência na imprensa internacional. No domingo (4), o jornal “The New York Times” e o periódico espanhol “El Pais” deram destaque aos projetos de mobilidade urbana postas em prática pelo petista.

Para o jornal americano, Haddad tem feito um verdadeiro “tratamento de choque” para solucionar o problema dos congestionamentos na capital paulista, como a construção de centenas de quilômetros de ciclovias por toda a cidade.

A constatação do “The New York Times” vem logo no título, no qual enfatiza que mesmo enfrentando resistência, Haddad tem se esforçado para amenizar engarrafamentos na megalópole brasileira.

O prefeito, segundo a publicação, tem conseguido algo que era considerado impossível em São Paulo: “desafiar a supremacia do automóvel”.

Em entrevista ao jornal “El Pais”, Haddad reforça que as medidas adotadas para aliviar o trânsito da capital paulista têm mostrado efeito, como a diminuição das mortes.

“A oposição em São Paulo está jogando no obscurantismo. A ponto de chamar um ciclista de comunista”, comentou o prefeito ao jornal.

A diminuição no número de acidentes e fatalidades no trânsito, após a medida de redução da velocidade em algumas vias da cidade, também foi destacado pelo “The New York Times”.

De acordo com o jornal, o petista apontou as estatísticas recentes que comprovam que as fatalidades no trânsito diminuíram 18,5% nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Haddad ainda argumentou que motoristas também foram beneficiados por suas políticas de mobilidade, além dos ciclistas, usuários de transporte público e pedestres”, acrescentou o periódico americano.

Ao jornal “El Pais”, o prefeito destacou a melhoria na qualidade dos ônibus, com 380 quilômetros de faixa para os coletivos.

“Mas falta metrô na cidade de São Paulo. O ônibus não consegue fazer aquilo que tem que ser feito pelo metrô. E não tem expansão do metrô. Estamos pegando o transporte de média capacidade e usando para o transporte de alta capacidade. O papel da prefeitura é melhorar o transporte público sobre pneus. Está melhorando”, enfatizou.

Confira a reportagem do “The New York Times” e a entrevista ao “El Pais”, na íntegra.

Da Redação da Agência PT de Notícias

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