Haddad inaugura Centro de Cidadania LGBT em São Paulo

A unidade fica na rua do Arouche e vai oferecer atendimento às vítimas de homofobia na capital paulista.

Crédito: César Ogata/SECOM

Prefeito de SP, Fernando Haddad, e ministra Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, inauguram Centro de Cidadania LGBTT

O público LGBT da cidade de São Paulo que necessitar de auxílio psicológico e jurídico pode encontrar apoio no novo Centro de Cidadania LGBTT, na rua do Arouche. A unidade inaugurada, na sexta-feira (27), pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e pela ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, substitui o antigo Centro de Combate à Homofobia.

O atendimento é gratuito e tem o objetivo de auxiliar quem sofreu algum tipo de violência ou está em situação de vulnerabilidade social. Psicólogos, assistentes sociais e advogados estão entre o quadro de profissionais. O local também promoverá debates, palestras e outras atividades. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, uma sala foi equipada para realizar teste rápido de HIV. O exame pode ser feito por toda a população, não apenas para o público LGBT.

Durante a inauguração, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, ressaltou a importância de garantir políticas públicas para a população LGBT.

“É um trabalho cotidiano que só pode ser feito com estrutura física e trabalho permanente de mudança da cultura. Toda forma de violência e de preconceito tem sua origem na afirmação ‘eu tenho direito, ele não tem’. Há uma concepção de poder”, afirmou.

O Centro recebeu investimento de R$ 1 milhão, sendo R$ 200 mil do governo federal e R$ 800 mil da prefeitura de São Paulo. A criação da unidade atende ao Programa de Metas da gestão Fernando Haddad, que determina a promoção da cidadania LGBT, o combate a homofobia e prevê a reestruturação do serviço existente e a criação de quatro novos centros de referência.

Haddad lembrou que a criação do Centro foi possível por causa do diálogo constante com a sociedade civil.

“O poder público não é algo que paira sobre a sociedade, mas algo que tem que estar emanado com a sociedade, para que a gente faça nossos projetos avançarem”, disse o prefeito.

“Nós precisamos mudar a cultura, mudar a mentalidade e mostrar que nós devemos conviver com a diversidade, pois é ela quem enriquece a nossa cidade. São Paulo está dando um grande passo, que deverá ser seguido por muitos municípios”, completou.

SERVIÇO:
Centro de Cidadania LGBT