Haddad inaugura frota de ônibus superarticulados

Inovação busca dar mais conforto aos passageiros e atrair motoristas para o transporte público

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, entregou nesta terça-feira (2) a frota de 20 ônibus superarticulados que vão circular pela Zona Sul da capital paulistana. Além da alta capacidade de transporte de passageiros, de 174 pessoas por veículo, os ônibus são equipados com ar-condicionado, câmeras internas e validadores antifraude para o Bilhete Único.

Outro diferencial da frota é a disponibilização de sistema wi-fi, instalada em 4 dos 20 veículos, ainda em fase de testes. Equipados de forma a atender com comodidade os usuários de ônibus e incentivar cada vez mais o uso de transportes públicos, os ônibus também são sinônimos de segurança. Seis câmeras instaladas fazem o monitoramento das portas, para evitar acidentes, uma registra a passagem pelo validador e outra, instalada ao lado do motorista, vigia a movimentação da entrada dos usuários.

A analista de business intelligence Ana Paula Julião é uma das 19 mil pessoas que trafegam pelo sistema diariamente. Ainda ontem, no dia da inauguração, ela se deslocou em um dos superarticulados e constatou de perto os benefícios do veículo. “As telas de monitoramento que ficam à frente do motorista te dão mais sensação de segurança. Acredito que inibem a ação dos assaltantes e é possível identificar quem cometeu delito”, diz.

Os superarticulados fazem parte do plano de modernização do sistema de transporte público da Gestão Haddad, que contam ainda com a extensão das faixas exclusivas e corredores para ônibus. Para Haddad, a incorporação da tecnologia irá dar maior eficiência e qualidade ao serviço por ônibus. “O wi-fi, o ar condicionado, as faixas exclusivas para ônibus vão criando um ambiente favorável ao transporte público. Tudo o que a gente quer é que as pessoas se sintam cada vez melhor usando o transporte” avalia o prefeito.

Há quem avalie, no entanto, que ainda é necessário mudar a cultura dos motoristas de São Paulo. “Boa parte da população prefere se deslocar de carro devido ao conforto e, muitas vezes, por preguiça. Acho que mais usuários iriam aderir ao transporte público com medidas como essas. O problema de São Paulo é que temos uma elite muito individualista e isso é difícil de mudar”, critica o engenheiro Paulo Sasaki Cymbaum.

Os veículos são operados pela viação Campo Belo e já estão circulando pela Zona Sul, nas linhas 809P Terminal Campo Limpo/Pinheiros e na linha 857P Terminal Campo Limpo/Paraíso, responsáveis pelo tráfego de cerca de 40 mil passageiros nos dias úteis. Mais 200 unidades de superarticulados foram encomendadas e outras 10 estão sendo montadas com o conjunto de novos equipamentos. O próximo contingente deve atender os bairros Sacomã, Vila Prudente e algumas partes da Zona Sudoeste de São Paulo.

Desde o início da gestão Haddad, 1.785 novos carros passaram a circular na cidade. Em 2015, a renovação prevê a entrada em operação de mais 1.000 veículos.

 

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast