Haddad oficializa duas indicações para diretorias do Banco Central

Secretário-executivo da Fazenda e servidor de carreira do BC são os dois nomes que serão enviados para apreciação e aprovação pelo Senado Federal

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (8), as indicações do atual secretário-executivo da pasta, Gabriel Galípolo, para a diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC); e do servidor de carreira do BC Ailton Aquino para a diretoria de Fiscalização.

Os nomes deverão ser apreciados e aprovados durante sabatinas pelo Senado Federal. Em caso positivo, Aquino será o primeiro negro na história do BC a ocupar uma diretoria do Conselho de Política Monetária (Copom).

De acordo com Fernando Haddad, o governo federal entende que esse movimento vai fortalecer ainda mais a aproximação com o Banco Central, buscando a convergência plena da política econômica para oferecer ao país as condições de crescer com inflação baixa.

Segundo o ministro, o governo “procura uma coordenação maior das políticas fiscal e monetária”, além de promover uma perspectiva uniforme e direcionamento único para o Brasil.

Para substituir Gabriel Galípolo no cargo de secretário-executivo da Fazenda, Haddad convidou o advogado Dario Durigan. Ele deve assumir o posto após apreciação e tramitação no Senado Federal do nome do indicado para a diretoria do BC.

Dario Durigan foi servidor efetivo da Advocacia-Geral da União (AGU) e atuou como assessor de assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. Chefiou anteriormente a área jurídica da Prefeitura de São Paulo na gestão do ministro Fernando Haddad, entre outras experiências e qualificações.

Da Redação, com Ministério da Fazenda