Haddad: “Precisamos retomar a iniciativa de investir no país”

Em coletiva na Bahia, o candidato a vice-presidente de Lula disse que o objetivo de sua viagem ao nordeste é apresentar o Plano Lula de Governo

Ricardo Stuckert

Fernando Haddad, vice de Lula, com o ex-ministro Jaques Wagner e o governador Rui Costa

Em visita ao estado da Bahia, Fernando Haddad, candidato a vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (21), em Salvador. Em sua fala, enfatizou que sua visita aos estados do nordeste tem como objetivo mostrar ao país o plano Lula de governo, que resgata a soberania nacional e popular, fazendo essa mensagem chegar a todos os cantos.

Também participaram da coletiva Rui Costa, governador da Bahia e candidato à reeleição, e o ex-governador Jaques Wagner, que concorre a uma vaga no Senado pelo estado.

Haddad reafirmou a importância da decisão de caráter obrigatório do Comitê dos Direitos Humanos da ONU, determinando que Lula tenha garantido o direito de ser candidato, e disse que aguarda a decisão do TSE. O governador Rui Costa indagou, em sua fala, se o Brasil está disposto a se tornar o tipo de país que rejeita resoluções da ONU.

Questionado sobre o resultado das pesquisas divulgadas nesta segunda-feira (20), Haddad afirmou que Lula cresceu nas pesquisas porque tem a preferência do eleitorado e porque tem o melhor plano de governo para o país. Para ele, a situação também não é diferente na Bahia, onde as pesquisas indicam a vitória de Rui Costa. Aliás, sobre os bons governos estaduais do PT na Bahia com Jacques Wagner e Rui Costa, Haddad ressaltou que eles inspiram parte do plano de governo Lula, como é o exemplo do programa de Policlínicas regionais implantado no estado e que, ainda segundo Haddad, deverá ser levado para todo o país.

Haddad lembrou as palavras de Lula, que disse: “não adianta me prender, porque eu sou uma ideia, eu sou um projeto, eu posso ser a pessoa mais conhecida no meu país que representa esse projeto, mas não estou sozinho. São milhões que abraçaram e que vão estar caminhando o país, enquanto restringem a minha liberdade. Podem me aprisionar, mas não vão aprisionar o que eu represento”.

O ex-ministro da educação do governo Lula relembrou as importantes conquistas da era Lula na região Nordeste: “nós sempre estávamos aqui, entregando avanços para a população: universidades, escolas técnicas, creche, cisternas, hospitais”.

O candidato a vice-presidente de Lula disse também que a caminhada pela Bahia e pelos demais estados do nordeste é para apresentar um projeto que resgata tudo aquilo que foi feito e retoma o que foi parado. Ele apontou a importância do debate para o resgate da ferrovia que conecta o Oceano Pacífico ao Atlântico, por exemplo. “Precisamos retomar a iniciativa de investir, acabar com o teto de gastos para voltar a ter investimento público no país, porque do jeito que está, vamos zerar os investimentos federais no país. Não vai ter recurso para nada e aí, não se gera emprego, não se retoma a economia e não se resolve o déficit público”, enfatizou Haddad, apontando a retomada do investimento público na geração de empregos e no acesso ao crédito como crucial para resolver a crise.

Por lula.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast