Henrique Donin: Análise e estratégia da CT&TI

Para novo secretário, Setorial de Ciência & Tecnologia do PT precisa ampliar atuação e dialogar para consolidar projeto que fortaleça a soberania nacional

Setorial de Ciência e Tecnologia do PT

* Henrique Donin é o novo Coordenador Setorial Ciência & Tecnologia da Informação do PT. Todas as secretárias e coordenadoras nacionais, e todos os secretários e coordenadores nacionais foram convidados para escrever artigos, que serão publicados assim que forem recebidos

Centenas de militantes petistas mobilizaram-se por todo o país para debater as pautas da Ciência & Tecnologia e Tecnologia da Informação.

Em um momento de forte ataque ao estado democrático de direito e a soberania nacional, o governo ilegítimo se utiliza da ilegalidade de sua posse e chegada ao poder para implementar a agenda neoliberal mais agressiva e retrógrada já vista em território nacional, congelando investimentos públicos em áreas estratégicas para o desenvolvimento da nação por vinte anos, privatizando e entregando desmedidamente empresas públicas, riquezas naturais, matéria de conteúdo nacional e estratégica como o petróleo, nióbio, a água e a cadeia de produção e distribuição energética do país, associados ao ocaso construído pela “operação Lava Jato”, desmontando os principais vetores do desenvolvimento científico e tecnológico do país, sucateando a indústria naval, petrolífera, inviabilizando a exploração nuclear e de energias de alta capacidade, destruindo a memória produtiva e tecnológica de engenharia de grande porte e de exploração em alta profundidade.

Assim, Institutos Federais, Universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento e o próprio CNPq são asfixiados financeiramente, destruindo toda cadeia científica e tecnológica nacional, que alavancaram o desenvolvimento nacional e colocou o Brasil entre as maiores economias do mundo.

O resultado trágico dessa política entreguista e irresponsável, já pode ser visto com as primeiras notícias da saída de grandes mentes que ficaram impossibilitadas de continuar o desenvolvimento de seu trabalho de pesquisa em território nacional e muitos dos que permanecem estão sendo brutalmente perseguidos pelo conluio jurídico policial em curso, como é o emblemático caso do Almirante Othon, que desenvolveu o robusto programa nuclear brasileiro, com desdobramentos no campo da defesa, tão defendido e apoiado em nossas gestões.

No campo da Tecnologia da Informação, no último período podemos observar um avanço na utilização de modernas tecnologias para a propagação das ideias conservadoras, financiadas pelo capital especulativo internacional e rentista e financeiro no Brasil, que utilizando-se de metodologias eticamente questionáveis tem obtido êxito em manipular o livre pensar da população, promovendo mobilizações em defesa de suas pautas, para desestabilizar governos conforme denunciam agências independentes e governamentais internacionais e sites como o Wikileaks.

Os conservadores vêm obtendo êxito em manipular processos políticos por todo o globo, incluindo casos emblemáticos como a eleição do Trump e o Brexit. Esse movimento chegou com toda força no Brasil em 2013 influenciando no sufrágio eleitoral e dando suporte ao golpe contra a presidenta legítima Dilma Rousseff, e certamente avançará e aprofundará em 2018, sem medir consequências, com agressividade e sem limites para obter seus resultados.

É preciso preparar o partido, as gerações e o nosso campo político para a resistência e contraofensiva, construindo estruturas sólidas, que mobilizem a nossa rede e venha fornecer subsídios que auxiliem na propagação do ideário progressista e do projeto de desenvolvimento do País

Tendo este cenário posto, é uma excelente sinalização de nossa direção partidária o fortalecimento dos setoriais, é urgente o aprofundamento da relação com nossos filiados e simpatizantes, precisamos criar ferramentas tecnológicas eficazes para mapear, comunicar, propor e debater com os milhões de filiados e com toda a população, para que possamos identificar e utilizar todo o potencial técnico, político e criativo disponível, ampliando e fortalecendo nosso enraizamento político e ideológico no conjunto da sociedade e usando toda tecnologia para combater mentiras e desconstruir as inverdades apresentadas a todo instante.

O Setorial de Ciência & Tecnologia e Tecnologia da Informação no próximo período terá como tarefa a mobilização de setores progressistas do movimento social e acadêmico, ampliando nossa atuação e articulação, com diálogo aprofundado, trocando experiências e boas práticas que subsidiem o PT, a militância e o campo de esquerda nesse setor estratégico, elaborando ferramentas e plataformas que deem conta de atender as demandas políticas atuais e futuras, que possam auxiliar a consolidar um projeto que tenha como norte o fortalecimento da soberania nacional, proteja as riquezas do povo brasileiro e priorize o desenvolvimento científico e tecnológico. É preciso preparar o partido, as gerações e o nosso campo político para a resistência e contraofensiva, construindo estruturas sólidas, que mobilizem a nossa rede e venha fornecer subsídios que auxiliem na propagação do ideário progressista e do projeto de desenvolvimento do país.

Henrique Donin é Coordenador Setorial Ciência & Tecnologia da Informação do PT