Humberto faz balanço da CPI: Conluio de Bolsonaro e Guedes contra brasileiros

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), CPI extraiu importantes revelações do ex-ministro da Saúde Mandetta, como a influência de Paulo Guedes na adoção da estratégia de imunização de rebanho

Alessandro Dantas

Humberto Costa: "Paulo Guedes fez parte desse conluio de provocar o adoecimento das pessoas"

Membro titular da CPI da Covid, o senador Humberto Costa (PT-PE) avalia que a Comissão Parlamentar de Inquérito foi capaz, nesta terça-feira (4), de extrair do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta informações importantes sobre a gestão da pandemia feita por Jair Bolsonaro.

Além da confirmação de que o governo colocou em prática a assassina estratégia de “imunidade de rebanho”, infectando propositadamente a população, o depoimento de Mandetta trouxe também a certeza sobre o papel decisivo do ministro da Economia, Paulo Guedes, nessa escolha.

“Foi importante ele dizer que parte disso aí se deveu ao Paulo Guedes, que o tempo inteiro ficava pressionando o Ministério da Saúde para que não se adotassem as medidas de isolamento social. Ou seja, o Paulo Guedes certamente fez parte desse conluio que adotou a estratégia de provocar o adoecimento das pessoas”, disse o senador em entrevista à TV PT, que fez uma cobertura completa da sessão da CPI (assista abaixo no vídeo, já marcado para começar na entrevista com o senador).

Humberto Costa destacou ainda a revelação de que Bolsonaro manifestou insatisfação com seu então ministro da Saúde diante da sugestão de adoção de medidas de isolamento e que o atual presidente, em conversa com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sugeriu, mesmo que em tom de brincadeira, que era preciso espalhar a Covid-19.

Requerimentos e erros de Mandetta

Em seu balanço sobre o depoimento de Mandetta, Humberto Costa pinçou duas outras importantes revelações: a recusa da Secretaria de Comunicação do governo de fazer qualquer campanha educativa e o fato de que filhos do presidente e outras pessoas que não faziam parte do Executivo federal costumavam participar de reuniões ministeriais sobre a pandemia.

O senador ressaltou que, diante dos fatos, ganham importância os requerimentos apresentados pelo PT para que Paulo Guedes e o ex-ministro da Secom Fabio Wajngarten também deponham na CPI. Por fim, Humberto Costa lembrou que os erros do governo Bolsonaro não começaram apenas após a saída de Mandetta.

“O próprio Mandetta teve responsabilidade, na medida em que não conseguiu implementar uma política de testagem no Brasil e capaz de ampliar a quantidade de leitos de UTI. As pessoas que conhecem tudo o que aconteceu na pandemia sabem que essa gestão do ministro Mandetta e seu auxiliares cometeu muito mais erros que acertos. E isso vamos buscar no momento em que fizermos uma avaliação sobre o que aconteceu de acertos e de erros. Até para que, no futuro, numa eventual nova emergência sanitária, nós não venhamos a repetir”, concluiu.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast