Imprensa cria clima de crise generalizada para amedrontar o brasileiro, afirma líder

O pessimismo da mídia virou motivo de ironia entre internautas nesta semana

Brasília - DF 07-07-2015 Deputado José Guimarães. (Foto: Lula Marques/AgênciaPT)

Diante da forma desproporcional com que a mídia tem noticiado a crise econômica pela qual o país atravessa, internautas aderiram a expressão “apesar da crise”, comumente usada pelos veículos de comunicação, para tratar de forma irônica a cobertura midiática pessimista. A expressão é a mesma usada pela imprensa para, mesmo diante de notícias favoráveis, ressaltar as dificuldades enfrentadas.

“Apesar da crise, as vendas na Toyota cresceram 3% no primeiro semestre no Brasil”; “Apesar da crise, Riachuelo vai inaugurar mais 40 lojas em 2015”; “Apesar da crise, fabricantes de máquinas agrícolas estão otimistas para 2015”; “Apesar da crise, cinemas do país tem maior crescimento em 4 anos”. Todas essas manchetes expõem o grau de pessimismo com a capacidade do Brasil de se recuperar.

Para o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do Governo na Casa, parte da mídia brasileira tenta criar um clima de crise generalizada, com a intenção de promover a instabilidade econômica e política do País. O parlamentar não nega que o país esteja passando por dificuldades econômicas, mas afirma que são momentâneas e estão sendo combatidas pelo governo federal.

Guimarães frisou que essa instabilidade econômica pelo qual passa o Brasil não é um caso isolado no mundo e afirmou que estamos muito longe da crise generalizada experimentada por alguns países da Europa, como a Grécia, a Espanha e Portugal.

“O fato é que as grandes economias do mundo passam por dificuldades, com redução dos investimentos, do crédito e até alta da inflação. Em um mundo globalizado, seria impossível o Brasil não ter sido atingido por essa realidade. Mas, daí a dizer que o Brasil está à beira do colapso, como vemos setores da imprensa afirmarem, é demais!”, protestou, em entrevista ao portal “PT na Câmara”.

O Brasil continua sendo o país da América Latina que mais atrai investidores estrangeiros. Para atestar a confiança internacional no Brasil, recentemente o Banco Central estimou que o País deverá receber este ano 80 bilhões de dólares em investimentos diretos.

“Ao contrário dos que torcem contra o País e a presidenta Dilma, para nós não restam dúvidas de que a economia brasileira é sólida e tem qualidades relevantes. Um dos principais desafios é desenvolver financiamentos de longo prazo, daí a importância do BNDES. Talvez seja por isso que ele venha sofrendo ataques injustos por uma parte da oposição no Congresso’’, disse o líder.

Como exemplo de que, apesar do desaquecimento da economia, o Brasil demonstra forte capacidade de reação, Guimarães também lembrou que o consumo continua alto. “Os aeroportos, os restaurantes, os bares e os shopping centers estão lotados”, apontou o parlamentar.

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) projeta para este ano um crescimento entre 8% e 8,5% no setor.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast