Imprensa internacional elogia Copa no Brasil

Após expectativas pessimistas, jornalistas estrangeiros exaltam grandeza do Mundial de futebol

Há alguns meses o Brasil é foco dos olhares do mundo todo. Todos aguardavam com grande expectativa a realização da Copa do Mundo no País. Muitas foram as críticas feitas à organização do evento por parte da mídia nacional e internacional.

Iniciado o Mundial, entretanto, a história é outra. O País recebeu centenas de jornalistas de diversas parte do mundo e as notícias divulgadas pelo mundo, que antes carregavam apreensão e desconfiança, hoje reportam elogios à população e à organização do torneio.

Um bom exemplo disso dá reportagem publicada, neste domingo (22), pelo jornal norte-americano The New York Times. Nele, a Capital Federal é apresentada como importante impulso do Brasil na modernidade. Na matéria há muitos elogios a organização e à beleza da cidade

No texto, o arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelo projeto das principais edificações da cidade, considerada a vitrine do modernismo brasileiro, foi citado como o “Pelé da arquitetura”. Os jornalistas americanos também não se esqueceram de citar a nova edificação da Capital: o Estádio Nacional Mané Garrincha.

“É enorme do lado de fora e quase aconchegante por dentro”, disse a reportagem.

Na semana passada, o maior periódico da Espanha, o El País, publicou matéria na qual ressaltava o bom funcionamento do transporte público. Os serviços dos aeroportos também foram elogiados, assim como a alegria e cordialidade do torcedor brasileiro.

A rede de comunicação portuguesa RTP destacou o grande legado da Copa no Brasil e comparou o evento com a realização da Eurocopa, que aconteceu em Portugal em 2004. “A Euro de 2004 serviu de exemplo para as autoridades. Tudo o que se pensava que correria mal, correu bem até agora”, afirmou o correspondente António Esteves.

Da Inglaterra, o canal Eurosport, do portal Yahoo, levou para o mundo o que muitos já dizem por aqui: que esta será a melhor copa da história.

“A Copa deste ano no Brasil tem o potencial de eclipsar as outras Copas memoráveis”, diz a matéria.

“Esqueça os campos de futebol das escolas públicas na Inglaterra, o Brasil é o lar espiritual real deste esporte. Se você não pode se animar com a Copa do Mundo no Brasil você precisa verificar seu pulso”, diz um trecho do texto.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast